notícias da pastoral

Eleita Nova Superiora Geral do Instituto das FMA Geral
Fotos: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

O momento central do Capítulo Geral é a eleição da Superiora Geral e das Conselheiras que assumirão a função de animação e governo nos próximos 6 anos. Assim, na última terça-feira (5), Ir. Chiara Cazzuola foi eleita a nova Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), substituindo a Ir. Yvonne Reungoat, que esteve à frente do Instituto por 13 anos (2008 - 2021). A eleição da Madre é o primeiro fruto do processo de discernimento iniciado no dia 3 de outubro de 2021 e acompanhado pelo Pe. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor emérito dos Salesianos de Dom Bosco (SDB).

 

O dia da eleição, foi aberto com um breve momento mariano de entrega a Maria Auxiliadora. Madre Yvonne Reungoat, como sinal de filiação e confiança, coloca aos pés da Auxiliadora uma chave para expressar que a vida do Instituto está nas mãos de quem, para Dom Bosco, é a verdadeiro Superiora.

 

No início da Celebração Eucarística, presidida pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, foi trazida a Palavra e uma luz que evidencia a atitude de escuta do Espírito Santo, que se abre à contemplação. Na homilia, o Reitor-Mor, recordando o acontecimento do Pentecostes, convida-nos a acolher a graça de Deus e a ser a sua mediação. “O Capítulo Geral é uma oportunidade para testemunhar a unidade do Instituto”.

 

Pela manhã, os capitulares se reuniram na sala para proceder com a votação. O Pe. Pascual Chávez, depois de invocar o Espírito Santo, ofereceu ideias para meditar sobre o tema "Como o Pai me enviou, eu vos envio" e convidou os capitulares "a pedir aos Espírito Santo, uma graça tripla: a da iluminação, para poder descobrir quem é eleito pelo Senhor para dirigir o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora durante os próximos seis anos; o da liberdade de espírito, saber agir buscando nada mais que a vontade de Deus; e finalmente, o da abertura do coração, para saber acolher com fé e amor quem vai dirigir o Instituto”.

 

Realizada a votação, Ir. Chiara Cazzuola foi eleita Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Depois da eleição, Ir. Edna Mary MacDonald, capitular com mais anos de profissão religiosa, perguntou-lhe se estava disponível para ser a Sucessora de Maria Domingas Mazzarello, chamada a encarnar a sua maternidade e a partilhar um novo período de profecia no Instituto ao serviço da Igreja. Com o coração emocionado, Madre Chiara agradeceu a confiança e se entregou a Maria Auxiliadora, repetindo o Sim de Maria à vontade de Deus.

 

O evento foi acompanhado por uma grande salva de palmas. Os primeiras a felicitar a Madre foram o Reitor-Mor, Pe. Ángel, e as irmãs da comunidade da Casa Geral das FMA.

 

Posteriormente, os recém-eleitos e todas as capitulares dirigiram-se à capela para um momento de oração, durante o qual Madre Yvonne Reungoat, em nome de todos os presentes, ofereceu à Madre uma estátua de Maria Auxiliadora. O dom foi acompanhado das palavras: “para que continue a ser a Guia do Instituto.

 

 

 

Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora