notícias da pastoral

As Celebrações do Mês da Bíblia pelo Brasil Pastoral
Fotos: Divulgação

Anualmente, para a Igreja, o mês de setembro é conhecido como o Mês da Bíblia, sendo este instrumento de evangelização celebrado de forma especial no dia 30. Este ano, o tema escolhido para estudo é a Carta aos Gálatas, com a inspiração bíblica: “Pois todos vós sois um só, em Cristo Jesus” (Gl 3,28d).

 

A palavra Bíblia significa “Livro” ou “Rolo”. Ela é, na verdade, um conjunto de 66 livros divididos em duas partes principais: Antigo e Novo Testamentos. Ela também é chamada de “Escrituras”, “Escrituras Sagradas”, “Palavra de Deus” e a “Palavra”.

 

A Bíblia foi o primeiro livro impresso na história, além de ser, provavelmente, aquele que mais influenciou a humanidade. Para muitos estudiosos, a Bíblia é um fenômeno a ser estudado, um livro histórico com mitos, fatos e uma história que impacta o mundo há anos. Já para os cristãos, ela é um manual de fé e prática. Quando se decidi ter um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, acredita-se que o principal meio para arraigar uma fé sólida é a leitura da Bíblia. Assim, confira as atividades desenvolvidas nas presenças salesianas do Brasil em celebração a este livro milenar:

 

 CURSO BÍBLICO COM O PE. JOÃO CARLOS 

 

A Carta de São Paulo aos Gálatas é o tema do Curso Bíblico realizado de 13 a 17 de setembro deste ano pelo Pe. João Carlos. Este é o segundo ano em que o evento ocorre na modalidade on-line e, já no primeiro dia, alcançou uma grande adesão do público, com a participação de mais de 1 mil espectadores simultâneos.

 

A atual situação de pandemia levou o Pe. João Carlos, sempre com o apoio da Associação Missionária Amanhecer (AMA), a buscar alternativas para a realização do estudo da Palavra. Por isso, a decisão de realizar o Curso Bíblico virtualmente e assim alcançar um número ainda maior de pessoas. Pe. João Carlos iniciou o curso sobre a carta de São Paulo aos Gálatas com a frase: “São Paulo era um grande evangelizador. Ele aderiu ao projeto de Deus para que o evangelho chegasse a todos e ultrapassasse todas as fronteiras, como luz para iluminar o mundo”, fazendo referência à escolha do tema. As aulas foram ministradas das 15h às 16h, através do canal oficial do Padre no YouTube. Ao todo, são 5 encontros virtuais sobre a carta de São Paulo aos Gálatas.

  

 ARTICULAÇÃO DA JUVENTUDE SALESIANA (AJS) DE MACEIÓ (AL) 

 

No último sábado (04), a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Maceió (AL), participou da 2ª Gincana Bíblica da Casa Dom Bosco. O momento foi organizado sob a perspectiva celebrativa do jubileu de ouro do mês dedicado às Sagradas Escrituras, tendo como ponto norteador e iluminador da gincana a “Carta de Paulo aos Gálatas”, Carta escolhida para meditação durante o mês.

 

Os jovens foram divididos em equipes e participaram de brincadeiras como: Caça ao tesouro, torta na cara e estourando o balão. Criaram também nomes para suas equipes e desenvolverem um grito de guerra. No fim do dia, houve a premiação dos participantes.

“A gincana nos proporcionou mais ensinamentos. Um meio onde pudemos aprender mais sobre a bíblia de forma descontraída, junto aos outros jovens. Não apenas pelas brincadeiras, mas levando em conta também o aprendizado que fica, além dos momentos oracionais que foram e são de grande importância. Foi uma tarde em que vivemos a partilha e a unidade. Dom Bosco vive em nós”, disse a jovem Karolayne Omena.

 

 

 

 LICEU SALESIANO DO SALVADOR, SALVADOR (BA) 

 

Os alunos do Liceu Salesiano do Salvador, em Salvador (BA), receberam a visita da Pastoral com as Bíblias nas salas de aula e as mesmas ficaram presentes nos ambientes até o fim do mês. O intuito é fazer com que cada vez mais os jovens vivam a essência do Sistema Preventivo de Dom Bosco, de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”, além de reforçar o compromisso de educar evangelizando e evangelizar educando, através de uma fonte de inspiração em conformidade com o Reino de Deus, através do amor, da solidariedade, da fraternidade e das palavras benditas.

 

Fonte: Uma colaboração conjunta das assessorias de comunicação das instituições citadas