notícias da pastoral

As Festividades de Dom Bosco pelo Brasil Nossos Eventos
Foto: Divulgação

O mês de agosto é considerado o “Mês de Dom Bosco” pela comemoração de seu nascimento no dia 16 de agosto de 1815. Se estivesse vivo, este ano Dom Bosco completaria 206 anos. Assim, toda as Instituições da Família Salesiana se articulam em celebrações diversas por todo o território brasileiro e no mundo. Este ano, como no ano anterior, as medidas de combate à COVID-19 também serão observadas nas ações, promovendo eventos com muita criatividade e segurança para todos.

 

Dom Bosco é o fundador da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, sendo canonizado pelo Papa Pio XI em 1934, 46 anos após a sua morte, e proclamado Pai e Mestre da Juventude em 1988, pelo Papa João Paulo II.

 

Confira abaixo as ações de algumas instituições salesianas pelo Brasil em celebração a Dom Bosco:

  

Região Norte 

 

 Presença salesiana de Tocantins 

 

No dia 16 de agosto, a Comunidade Educativa Pastoral com toda a Família Salesiana local celebrou o aniversário natalício de Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, em Palmas (TO). No Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, a grande comemoração teve seu início às 18h30 com a Adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar e às 19h30min a Santa Eucaristia, logo após uma confraternização (respeitando todos os protocolos contra a pandemia).

 

Ainda no dia 16, o Grupo de Amigos de Dom Bosco promovido pelo Pe. Antônio Sérgio comemorou o aniversário do Santo de uma forma inusitada. Logo após a Eucaristia Celebrada no Centro Juvenil, o grupo partiu para as ruas do Bairro Taquaralto para celebrar a data doando alimentos (suco, chocolate quente, cachorro quente e doces) para todos os moradores de rua.

 

  

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

 

Região Nordeste 

 

 Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN) 

 

O mês de agosto foi encerrado de forma muito especial para o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), com a Missa de Dom Bosco, realizada na Capela do Salesiano Dom Bosco, na terça-feira (31). A celebração contou com a participação dos educandos do Pré de forma presencial e foi transmitida pelo YouTube para as demais turmas das unidades São José e Dom Bosco.

 

 

 

 Comunidade Salesiana, Juazeiro do Norte (CE) 

 

Na Comunidade Salesiana, em Juazeiro do Norte (CE), foi celebrado o Novenário em honra ao nascimento de São João Bosco. Os dias correntes do novenário foram marcados pela Missa de Abertura, que aconteceu no dia 07 de agosto com Pe. Ataíde, sendo o tema meditado: “Dom Bosco e o amor profundo pela Eucaristia”.

 

Durante a missa, foi proposto que, no decorrer do mês de agosto, mês dedicado às vocações, a comunidade salesiana e formativa partilhasse um pouco sobre o chamado de Deus em suas vidas. Assim o fez Pe. Ferreira, que é fruto do Oratório da presença salesiana em Juazeiro do Norte. Em sua partilha sobre o seu testemunho vocacional, motivou os formandos a consagrar suas vidas a Deus, através do carisma salesiano, pois “o que é bom custa sacrifícios”.

 

Por fim, o encerramento da Novena se deu com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Raimundo Nonato, na Paroquia do Sagrado Coração de Jesus. Com a participação da comunidade salesiana e dos representantes das salas do Colégio São João Bosco.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, Jaboatão dos Guararapes (PE) 

 

No último dia 16, a Comunidade Educativa do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes (PE), se reuniu para celebrar os 206 anos do Pai e Mestre da Juventude. A Pastoral iniciou o dia com cantos e palmas no pátio do Colégio, reunindo-se com toda a Equipe Pedagógica e Administrativa.

 

Durante a tarde, foi celebrada a Missa de Dom Bosco, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Pe. James Lucena, com a presença de representantes da Comunidade Educativa. O momento seguiu com algumas palavras de gratidão da Diretora do Colégio, Elisângela Mendes, e posteriormente com os parabéns pelo dia de Dom Bosco, finalizando com um café para a equipe de funcionários presentes.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Paróquia Santa Mãe de Deus, Lajedo (PE) 

 

Caminhada, adoração e encontros marcaram as celebrações do aniversário de Dom Bosco com os grupos da Família Salesiana na Paróquia Santa Mãe de Deus, em Lajedo (PE). A caminhada de Dom Bosco saiu da comunidade Mãe Rainha (Alto do Cantinho) até São Domingos Sávio (Pau Ferro). A alegria tomou conta dos jovens que não mediram esforços para atravessar as estradas enlameadas por conta das chuvas. O novo grupo de jovens filhos de Dom Bosco participou ativamente da festa.

 

Na comunidade da Imaculada (Salobro), o encerramento da festa contou com a presença dos grupos da Família Salesiana. Já na Comunidade Espírito Santo (Lagoa do Meio), surgiu um novo grupo jovem que também participou.

 

Na sede da paróquia Santa Mãe de Deus, o pároco, Pe. Edson Alves Viana, pediu que fosse cada vez mais divulgado o carisma salesiano. Na Matriz de Santo Antônio, Pe. Roberto Junior organizou a “Missa da Juventude” e pediu aos salesianos que se fizesse o anúncio vocacional salesiano. Já o Pe. Carlos Leite e o Pe. Inácio estiveram nos festejos e no anúncio do carisma nas paróquias de Lajedo.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Colégio Salesiano São João Bosco, Juazeiro do Norte (CE) 

 

No Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte (CE), as celebrações iniciaram às 7h40 do dia 16, com a missa em ação de graças pelo aniversário natalício de Dom Bosco, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, contando com a presença dos líderes de turmas do Colégio, representando os demais estudantes, que assistiam à celebração, ao vivo, nas salas de aula.

 

Houve ainda a distribuição de picolés e algodão doce para os estudantes, além da movimentação feita nas redes sociais, com o lançamento do vídeo “Presente para Dom Bosco”, onde colaboradores e estudantes deram sugestões de presentes à São João Bosco, como forma de agradecer pela obra salesiana.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Mensagem do Padre Inspetor da Inspetoria do Nordeste 

 

Estimados irmãos,
Feliz aniversário de nosso Pai e Mestre!

 

Neste dia 16 de agosto, celebramos, de forma carinhosa e filial, o aniversário natalício de São João Bosco. Em cada presença salesiana, esta data adquire um colorido especial. Ao mesmo tempo, os traços fisionômicos de Dom Bosco, em alta definição, evidenciam a diversidade das raças e culturas nas quais o carisma salesiano se faz presente.

 

“Parece que foi ontem”. Esta expressão confirma a jovialidade e a atualidade da proposta educativa e pastoral do patrono dos jovens! Desejo oferecer a cada irmão salesiano uma delicada e paternal partilha do décimo sucessor de Dom Bosco: Clique aqui e leia Carta do Reitor-Mor aos Inspetores, enviada neste domingo, (14). Que todos a recebam como um presente do aniversariante!

 

Agradecido,
Pe. Nivaldo Pessinatti

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Carreata com Dom Bosco 

 

Em 2021, a celebração dos Colégios Salesianos Bahia (Liceu Salesiano do Salvador e Colégio Salesiano Dom Bosco), que acontece nos dias 15 e 16 de agosto, teve como tema sonhos, inspirado em um dos que Dom Bosco teve ainda garoto, aos nove anos de idade, e que orientou toda a sua trajetória à formação de jovens para a vida e fé.

 

No domingo, 15 de agosto, foi realizada a segunda edição da Carreata com Dom Bosco, que já nasceu mostrando sua grandiosidade ano passado, reunindo mais de 200 carros e arrecadando alimentos que foram doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. A carreata solidária, que sai às 8h30 do Colégio Salesiano Dom Bosco na Paralela em direção ao Liceu Salesiano do Salvador em Nazaré, seguiu adaptada para respeitar todas as medidas de biossegurança orientadas pelas autoridades de saúde para a prevenção da contaminação por COVID-19.

 

Já no dia 16, a celebração no Colégio Salesiano Dom Bosco incluiu apresentação musical nos intervalos das aulas, missa solene às 11h e lançamento do livro “Cristão Leigo: um chamado à unidade e à santificação do mundo” do Pe. Magno de Carvalho Xavier, coordenador da Pastoral do Liceu Salesiano e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

 

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Paróquia São João Bosco, Abreu e Lima (PE) 

 

Entre os dias 19 e 29 de agosto deste ano, a Paróquia São João Bosco, localizada no bairro de Caetés, em Abreu e Lima (PE), promoverá diversas atividades em honra ao “Pai e mestre da Juventude”. Serão 11 dias de festividades que vão trabalhar a temática proposta pelo Reitor-mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, na Estreia deste ano: “Movidos pela esperança”. As atividades religiosas serão realizadas na igreja matriz e obedecerão a todos os protocolos de saúde e de combate à COVID-19, emitidos pelo Governo do Estado e recomendados pela Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR). Por causa da pandemias, as celebrações terão limitação de público, podendo atingir a capacidade de 50% da igreja sede da paróquia. Para participar das missas, não será preciso agendar horário, o preenchimento do templo será feito por ordem de chegada.

 

A Festa de São João Bosco contará com diversos padres da Inspetoria Salesiana do Nordeste e da Arquidiocese de Olinda e Recife e todas as celebrações serão transmitidas, ao vivo, pelo canal oficial da Paróquia São João Bosco no YouTube. Confira a programação completa clicando aqui.

 

     

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Centro Inspetorial 

 

Para celebrar o nascimento de Dom Bosco, de 9 a 13 de agosto, o Centro Inspetorial iniciou as comemorações com uma semana recheada de participações especiais de salesianos para alimentar cada bom dia e boa tarde.  Os padres Antônio Neto, Antônio Gomes, Francisco Inácio e o Diácono Paulo Henrique de Almeida abordaram a vida, caminhada, características e o legado deixado por Dom Bosco para o mundo.

 

Fechando com chave de ouro a programação, na manhã desta segunda –feira (16), dia de seu nascimento, celebrou-se uma Missa presidida pelo Pe. Antônio Gomes, com a presença de colaboradores do Centro Inspetorial, Ir. Toni, Pe. Antônio Neto e o Ir. Diógenes Saraiva. O momento foi seguido pelos Parabéns aos funcionários aniversariantes do mês de agosto e um grande café da manhã partilhado.

 

  

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

Região Centro-Oeste 

 

 Procissão Náutica de Dom Bosco, Brasília (DF) 

 

Este ano, após 10 anos de suspenção da ação, aconteceu a Procissão Náutica de Dom Bosco, uma tradição do mês de agosto que celebra o nascimento do Pai e Mestre da Juventude e também padroeiro da capital do país.

 

As celebrações começaram no Santuário Dom Bosco, região central de Brasília, de onde saiu uma carreata em direção à Ermida Dom Bosco, local da missa solene campal em homenagem ao Santo dos Jovens. A celebração aconteceu respeitando todos os protocolos de segurança para combate ao contágio da COVID-19 e todo este movimento celebra a visão de Dom Bosco que, 77 anos antes da inauguração de Brasília, sonhou com o nascimento de uma nova e revolucionária civilização às margens de um lago, exatamente no local onde hoje está a capital do país, às margens do Lago Paranoá.

 

Confira a reportagem clicando aqui.

 

  

 

Fonte: RSB-Comunicação

 

 Tríduo Inspetorial de São João Bosco 

 

De 13 a 15 de agosto aconteceu o Tríduo Inspetorial de São João Bosco. O Tríduo foi pensado e preparado pela Comissão Comissão de Animação Missionário, Comissão do Associacionismo Juvenil e Comissão de Orientação Vocacional (AMAVA), sendo os temas inspirados no Capítulo Geral 28 (CG28) dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e dividimos da seguinte forma:

 

Primeiro dia - Dom Bosco e a sua capacidade de sonhar

Segundo dia - Dom Bosco e o “sacramento” da presença

Terceiro dia - Dom Bosco, guia espiritual dos jovens.

 

 

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

 


Região Sul

Atualizações em breve

 

 

 

Região Sudeste

 

 Mensagem do Padre Inspetor da Inspetoria de Belo Horizonte 

 

Estamos comemorando mais um aniversário do nascimento de Dom Bosco. No contexto que o Brasil vive hoje, gostaria de lembrar apenas uma faceta deste santo que é um diamante na história da Igreja e do mundo: Dom Bosco e a mudança social que ele promove com o trabalho dos Oratórios e seu projeto educativo: "Em cada ano conseguimos colocar várias centenas de jovens com bons empreendedores com os quais aprenderam um bom ofício. Muitos retornaram às suas casas e famílias das quais haviam fugido; agora eram mais dóceis e obedientes. Não poucos foram empregados em famílias honestas (...) muitos deles encontraram trabalho nas bandas de música da guarda nacional ou nas bandas militares; outros continuaram seu ofício em nossa casa; um número importante está engajado no ensino; estes fazem seus exames regularmente ou ficam aqui em casa e vão como professores para as cidades onde são solicitados; alguns também fazem carreiras civis" (Notas históricas do Oratório de São Francisco de Sales, 1862).

 

Como diz Pe. Stella, um dos maiores pesquisadores do século que viveu Dom Bosco: "a partir de 1863, vemos uma multiplicação de colégios, hospícios, escolas para artesãos, escolas agrícolas, seminários abertos ou dirigidos por salesianos e sua preferência por internatos... O colégio salesiano contribuiu para alimentar, com uma sólida formação de jovens gerações, as forças católicas na Itália e no mundo".

 

Confira a mensagem na íntegra clicando aqui.

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

 

 Centro Juvenil, Niterói (RJ) 

 

No Centro Juvenil de Niterói (RJ), o mês de Dom Bosco se iniciou com a celebração da Santa Missa, almoço e confraternização. A Missa em Ação de Graças foi presidida pelo diretor da instituição, Pe. Júnior, que, em sua reflexão, destacou a unidade da comunidade educativa pastoral na relação entre educadores e educandos. A celebração contou com a presença da Comunidade Educativa Pastoral; do Seminarista Vanderlei Tonani; dos colaboradores Celso e Renato; do vereador Jhonatan Anjos e sua assessoria; do Secretário Municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa; do Chefe de Gabinete da SMDH – Niterói, Ciro de Hollanda e da Ir. Edvânia da Congregação das Irmãs Missionárias da Sagrada Família.

  

No último dia 16, foi realizado um momento de integração entre o Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida (CEJOMM) e o Colégio Salesiano Santa Rosa (CSSR), com a presença da comunidade educativa pastoral, turmas do turno da tarde, professores, funcionários e diretores. O seminarista Vanderlei Tonani e o Pe. Júnior conduziram o evento, que teve a abertura com a execução do Hino Nacional, seguido de oração e, logo após, foi realizada uma homenagem à diretora da escola. A participação do CEJOMM se deu com uma apresentação de dança realizada pelos alunos da Oficina de Dança da educadora Dominique Oliver. Encerrando o momento, todos cantaram parabéns em homenagem ao Santo aniversariante do dia.

 

   

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

 

 Presença Salesiana de Vitória (ES) 

 

O aniversário de nascimento de São João Bosco foi celebrado com alegria pela Presença Salesiana de Vitória. Os Salesianos celebraram seu 206º aniversário com uma missa festiva presidida pelo bispo salesiano, Dom Décio Zandonade, com participação do Pe. Marcelo Vicente, Pe. Braz Carnielle e S. Luiz Fernando de Oliveira, na Capela dos Salesianos, no Forte São João.

 

Durante o momento da homilia, os participantes foram convidados a cultivar a humildade e o amor por Deus, escutar e acolher o outro. “A juventude precisa entender que vale a pena ser santo, santidade não é esquisitice. Dom Bosco era diferenciado, o que atraia a juventude e o fez caminhar e amar os jovens”, ressaltou Dom Décio. 

 

 

 

Fonte: Centro Universitário Salesiano (UniSales), Vitória (ES)

 

 Comunidade Salesiana de Pará de Minas (MG) 

 

Com toda a pompa e evidência que se exige, a novena e festa local da Comunidade Salesiana de Pará de Minas (MG) aconteceram de 07 a 16 de agosto.

 

De 07 a 15 deste mês, foi realizada a novena em honra a São João Bosco em preparação para a sua solenidade na segunda-feira (16). As celebrações contaram com a animação e o esmero dos Pré-noviços e aspirantes locais, coral afinado e que ajudou a estar em sintonia com o momento, além de alguns músicos e cantores da região que também puderam dar a sua contribuição.

 

As missas foram presididas cada dia por um padre diferente, contando com a presença de D. José Carlos Souza Campos, Bispo Diocesano de Divinópolis/MG. Nos dias 14 e 15 foi servida uma deliciosa “Feijoada de Dom Bosco”, preparada pela Associação do Salesianos Cooperadores (SSCC), Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e Ex-alunos, com o objetivo de angariar fundos para ajudar a casa. No mesmo dia 15, aconteceu o “Pedal de Dom Bosco”, organizado pelo Pe. Denis Dutra e alguns profissionais do ciclismo. O evento contou com a presença de pais pedalando com seus filhos, amigos do Patronato, visitantes e admiradores de Dom Bosco. Acredita-se que o evento tenha chegado ao número de 200 participantes.

 

Na segunda-feira (16), o sino retumbou logo cedo avisando da importância do dia. Houve missas com os educandos do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, uma no turno matutino e outra no vespertino e, à noite, houve ainda a missa solene às 19h. Logo após a missa, houve o cortejo com a imagem de Dom Bosco em carreata por algumas ruas da cidade e, durante a festa, Dom Bosco também foi lembrado como o Patrono da Educação Municipal de Pará de Minas. 

 

  

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco

 

 Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) e Faculdade Católica Salesiana, Macaé (RJ) 

 

Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo) e a Faculdade Católica Salesiana, ambos em Macaé (RJ), realizaram inúmeras festividades dedicadas ao “Pai e Mestre da Juventude”. Os alunos, que se encontram em atividades híbridas (presenciais e remotas), participaram de uma acolhida especial realizada pela equipe da Pastoral Escolar. Na ocasião, puderam conhecer um pouco mais de Dom Bosco, que é um grande exemplo de disponibilidade para os jovens do mundo inteiro.

 

Para celebrar esse momento de festividade, houve a distribuição de cachorro-quente e refrigerante para todos os alunos e funcionários, respeitando os protocolos de saúde e higienização.

 

  


Fonte: Assessoria de Comunicação - Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), Fotos: Paolla Itagiba

 

 UniSALESIANO e Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, São Paulo 

 

Para lembrar o nascimento de Dom Bosco, que completaria 206 anos de vida no dia 16 de agosto, o Diretor do UniSALESIANO e do Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna, Pe. Erondi Tamandaré, idealizou um cronograma de celebrações e missas, junto com os colaboradores das Instituições – todos seguindo as normas de higiene e segurança devido à pandemia.

 

Na Capela do Colégio Salesiano foram realizadas três atividades religiosas: uma missa em louvor a Dom Bosco, presidida por Pe. Erondi; a celebração da palavra, ministrada pelo Pe. Delmiro Vieira do Nascimento; e uma missa com a comunidade local, celebrada por Pe. Erondi. Já na Igreja Universitária do UniSALESIANO, os colaboradores se reuniram para uma missa presidida pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, e concelebrada por Pe. Erondi.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - UniSALESIANO 

 

Fonte: RSB-Comunicação, com o apoio das demais fontes citadas