notícias da pastoral

ISJB promove Encontro Inspetorial de Inculturação Geral
Fotos: Divulgação

Aconteceu, na segunda-feira (17), o Encontro Inspetorial Virtual de Inculturação do Carisma Salesiano. O encontro foi direcionado ao Gestor(a) Pedagógico(a), Gestor(a) Administrativo(a), Articulador(a) Social e ou Referente para as funções de Articulação, Profissional de Comunicação e ou Referente para as funções de Comunicação.

 

O evento foi realizado pela Plataforma Microsoft Teams e contou com as contribuições e reflexões do Pe. Adenilson e Pe. Geraldo Adair, que compuseram a mesa com título “Inculturar Porque E Para Que?”, tendo como proposta pensar juntos(as) sobre como promover a igualdade étnico-racial e de gênero na Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB), em como incluir as pessoas com deficiências e assim garantir a acolhida a todos e todas, como é próprio do carisma salesiano.

 

A partir do seu lugar de fala, Pe. Geraldo não apenas respondeu à pergunta título da mesa, a partir de um recorte carismático para a reflexão sobre a pertinência de discutir a promoção étnico-racial e de gênero e sobre como o carisma salesiano pode responder aos desafios do tempo atual, como também nos provocou a avançar e inverter a pergunta: “Porque não inculturar?

 

Pe. Adenilson partiu da assertiva de Dom Bosco “Basta que sejais jovens para que eu vos ame” e dessa radicalidade do amor incondicional dialogou com a questão proposta com a Campanha da Fraternidade 2021, nos convocando a um posicionamento educativo firme, corajoso e alinhado ao carisma salesiano.

 

O encontro contou com uma mensagem do inspetor da ISJB, Pe. Natale Vitali, que alertou para a dimensão do carisma e sua interferência na missão. O encontro terá continuidade em junho.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - Inspetoria Salesiana São João Bosco (ISJB)