notícias da pastoral

Visita Extraordinária do Pe. Gabriel Romero (parte II) Geral
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Desde o dia 01 de março de 2021, o Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Pe. Gabriel Romero (SDB), iniciou sua visita extraordinária que acontece em nome do Reitor Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, a cada seis anos.

 

A América Cone Sul corresponde à área de atuação da Congregação Salesiana que abrange o Brasil, o Paraguai, o Chile, o Uruguai e a Argentina. Aqui no Brasil, o Conselheiro visita as presenças salesianas da Inspetoria do Nordeste, Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, ouvindo o colóquio pessoal dos colaboradores salesianos e leigos, tomando contato com a realidade da vida comunitária e da missão salesiana em cada localidade. Ao final da visita, o Pe. Gabriel deixará algumas orientações por escrito, repetindo o mesmo processo durante as demais visitas em cada localidade, até o mês de maio.

(Para conferir as visitas do mês de março, clique aqui.)

 

Abaixo, confira a programação das visitas para o mês de abril:

 

ABRIL

02 – Sexta | Fortaleza (Paróquia, Rádio, Escola) até 05
06 – Sexta | Reunião CISBRASIL e RSB até 10 | Brasília
12 – Segunda | Juazeiro (Paróquia, Escola, Pré, Horto, Rádio) até 18
19 – Segunda | Salvador (duas escolas e santuário) até 23
24 – Sábado | Aracaju (Escola, Paróquia e Oratório) até 27
28 – Quarta | Matriz de Camaragibe (Paróquia e C Juv.) até 01/05

 

 Colégio Salesiano Dom Bosco, Paróquia da Piedade 

 

Na manhã da segunda-feira (05), o Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza (CE) recebeu a visita do Pe. Gabriel Romero. Ao longo da manhã, ele visitou a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, a Rádio FM Dom Bosco e toda a estrutura do Colégio Salesiano Dom Bosco de Fortaleza. Na ocasião, conversou com todo os colaboradores e líderes das obras que estavam presentes.

 

Pe. Gabriel transmitiu uma mensagem de motivação sobre a importância da Salesianidade na comunidade e no ambiente familiar. Conversou também sobre a importância da evangelização, na qual todo colaborador precisa buscar vivê-la dentro da obra de Dom Bosco, a fim de alcançar os jovens. Por fim, Pe. Gabriel mostrou-se aberto para escutar e acolher relatos de alguns colaboradores sobre suas vivências dentro da obra e de que forma as experiências impactaram suas vidas.

 

Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Rádio FM Dom Bosco 

 

Em visita às presenças salesianas do Ceará, Pe. Gabriel Romero participou de uma entrevista na FM Dom Bosco e ainda visitou a estrutura da rádio. A visita de Pe. Gabriel tem como finalidade ouvir salesianos e leigos representantes de cada setor; acompanhar a realização da missão salesiana da Obra; animar a vida religiosa da comunidade e intensificar a comunhão com a Congregação. Durante a reunião com os membros das CEPs e os padres Mauro, Hélio e Maurício, ele ressaltou a necessidade de projetos integrados, com a participação de todos (rádio, escola e paróquia). No “Bom dia” com os colaboradores da rádio, agradeceu o empenho de todos no serviço da Comunicação. “Dom Bosco sempre foi muito atento aos meios de comunicação, pois ele queria que a mensagem chegasse ao maior número de pessoas. Obrigado a cada um de vocês que estão fazendo isso muito bem aqui, em Fortaleza”, agradeceu Pe. Gabriel. O encerramento da visita aconteceu na tarde da terça-feira (6), às 15h. Em seguida, Pe. Gabriel Romero viaja para Juazeiro do Norte, município localizado ao Sul do Ceará, onde também vai conhecer a comunidade local.

 

  

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga 

 

 Comunidade Salesiana de Juazeiro do Norte 

 

Na manhã da quarta-feira (07), a Comunidade Salesiana de Juazeiro do Norte (CE) recebeu a visita do Pe. Gabriel Romero, Conselheiro Regional da América Cone Sul, representante do Reitor-mor da Família Salesiana. No período da tarde, o Pe. Gabriel Romero participou do retiro mensal da comunidade que contou com o tema “Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as escrituras?”. O momento teve como pregador o Pe. Francisco Ataíde (SDB), que conduziu o povo para as meditações do deserto.

 

Encerrou-se o retiro com a missa presidida pelo próprio Pe. Gabriel Romero e, na manhã da quinta-feira (08), a comunidade realizou a missa de abertura da visita extraordinária que segue até o dia 13 de abril de 2021.

 

 

 Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) e Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga