notícias da pastoral

Visita Extraordinária do Pe. Gabriel Romero (SDB) Nossa Agenda
Foto: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Desde o dia 01 de março de 2021, o Conselheiro Regional para a América Cone Sul, Pe. Gabriel Romero (SDB), iniciou sua visita extraordinária que acontece em nome do Reitor Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, a cada seis anos.

 

A América Cone Sul corresponde à área de atuação da Congregação Salesiana que abrange o Brasil, o Paraguai, o Chile, o Uruguai e a Argentina. Aqui no Brasil, o Conselheiro visita a Casa Inspetorial da Inspetoria Salesiana do Nordeste até o dia 04 de março, com o colóquio pessoal com cada irmão e com as lideranças do Centro de Serviços Compartilhados, tomando contato com a realidade da vida comunitária e da missão no centro inspetorial. Ao final da visita, o Pe. Gabriel deixará algumas orientações por escrito, repetindo o mesmo processo durante as demais visitas às outras comunidades, até o mês de maio. Confira a programação das visitas:

 

 

MARÇO

01 – Segunda | Chegada na Casa Inspetorial – até 04 | Recife
05 – Sexta | Bongi (Paróquia e Escola Profissional DB) – até 08 | Recife
09 – Terça | Sagrado Coração (Escola e Basílica) até 13 | Recife
14 – Domingo | Carpina (Escola e Paróquia) até 17 | Carpina
18 – Quinta | Caetés (Paróquia) até 20 | Caetés/Recife
21 – Domingo | Natal – Gramoré (Paróquia, Centro Ed.) – até 24 Natal
25 – Quinta | Natal – São José (duas escolas e capela) até 28 | Natal
29 – Segunda | Areia Branca (paróquia e obra social) até 01 de abril
(22 a 31 – Conselho Geral)

 

 Casa Inspetorial 

 

A visitação à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga teve início com a Santa Missa, em seguida, houve uma visita à comunidade da casa inspetorial, onde o Conselheiro conversou, em particular, com cada irmão, além de promover duas reuniões com a comunidade religiosa. Pe. Gabriel manteve reuniões com os líderes do Centro de Serviços Compartilhados (do Centro Inspetorial) e com a Coordenação da AMA. Nos quatro dias de permanência na comunidade, informou-se sobre muitos aspectos da vida inspetorial e conviveu fraternalmente com os irmãos em todos os momentos comunitários. Participou da gravação do programa “Partilhas” para o Canal do Youtube da Inspetoria, além de também participar de alguns programas de rádio. Num retalho de tempo, deu uma olhada rápida no entorno – as cidades irmãs de Olinda e Recife -, visitando particularmente o túmulo do profeta das minorias abraâmicas, Dom Hélder Câmara.

 

Ao conversar com a equipe de comunicação do Nordeste Hoje, Pe. Gabriel comenta sobre a recomendação que o Reitor Mor deixou: “O Reitor Mor envia suas saudações a todos os irmãos da Inspetoria, principalmente aos irmãos idosos que rezam sempre pela Congregação e são os que sustentam a nossa congregação com suas orações e com o seu testemunho. E, sim, também (a recomendação) de animar os irmãos salesianos a trabalhar sempre no meio dos jovens e a fortalecer a nossa identidade de vida consagrada, como salesianos consagrados. Essa é a mensagem mais forte que o Reitor Mor quer enviar a nós salesianos, à nossa inspetoria.”

 

  

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga 

 

 Comunidade Salesiana do Recife-Bongi 

 

De 05 a 08 de março, a Comunidade Salesiana do Recife-Bongi recebeu a visita extraordinária do Pe. Gabriel Romero. A comunidade é integrada pelos salesianos Pe. Bernardo, Pe. Carlos Alberto, Pe. Cleyton Coutinho, Pe. José Cézar (diretor) e pelos aspirantes Gabriel Xavier e Vítor Farias. A reunião de abertura deu-se no início da sexta-feira, dia 05, após a oração das Laudes.

 

O primeiro dia foi dedicado ao colóquio com cada um dos irmãos e, durante a noite, o Pe. Gabriel presidiu a Santa Missa na Igreja de Dom Bosco. O segundo dia foi particularmente de visita à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Além de conhecer as instalações e o território paroquial, houve reunião com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e encontro com a Família Salesiana.

 

No domingo (07), Pe. Gabriel celebrou a Missa dominical na Igreja Matriz, num contexto de celebração sem a presença física da comunidade, presente apenas a equipe celebrativa e a Pascom, por força do decreto do Governo para todo o estado de Pernambuco. Foi também neste domingo a conversa com os dois aspirantes. Já no quarto dia da visita (08), Pe. Gabriel esteve na Escola Dom Bosco, mantendo contato com as lideranças desta Obra confiada aos leigos, acompanhado especialmente pelo Pe. Carlos Alberto, coordenador da pastoral. No almoço festivo, na residência dos salesianos, comparecem também representantes da Escola Dom Bosco e da Paróquia. A reunião conclusiva, com a apresentação da ata da visita, foi feita na tarde deste dia 08, seguida da Eucaristia.

 

  

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Paróquia Nossa Senhora de Fátima 

 

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima também recebeu a visita do Pe. Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone Sul. Foram dias marcados por profunda alegria, principalmente neste momento de distanciamento social. Após a missa de acolhida, Pe. Gabriel pôde conhecer as instalações administrativas da paróquia e também adentrar em todo planejamento pastoral de 2021. Conheceu a sede paroquial, visitou as Irmãs da Fraternidade O Caminho e Missionárias Claretianas, as Capelas Nossa Senhora da Conceição, no Vietnã, e Nossa Senhora Aparecida, no Prado. Ainda no Prado, visitou e acolheu a Comunidade Kairós, além de uma visita feita ao Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Na tarde do sábado, o visitador se reuniu no salão Dom Bosco com o CPP e CAEP, Cooperadores Salesianos, ADMA, Comunidade Kairós, Missão Petrus, Missionárias Claretianas, Irmãs da Fraternidade O Caminho e, em especial, os jovens da comunidade, que tiveram a oportunidade de expressar suas alegrias, anseios e expectativas. Todos se apresentaram e ouviram do Pe. Gabriel o incentivo para permanecerem na missão.

 

A missa do terceiro domingo do advento foi celebrada pelo Pe. Gabriel com uma reflexão sobre buscar ter um coração solidário e pequenino. Sua estadia foi finalizada com um almoço de despedida.

 

  

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Escola Dom Bosco 


Já na entrada da obra social salesiana Escola Dom Bosco, a acolhida foi calorosa. Logo, Pe. Gabriel, com simplicidade e espontaneidade, se tornou o amigo e irmão de todos. A Diretora Mirelly Silva deu as boas-vindas e apresentou a Escola. A instituição estava em festa pelo privilégio de compartilhar um pouco da sua missão com o Conselheiro – cada setor teve a oportunidade de conversar com o visitador, apresentar as atividades realizadas e demonstrar sua paixão pelo resgate de uma juventude tão sofrida e necessitada de oportunidades e atenção.

 

Pe. Gabriel ainda participou de uma das aulas on-line, pelo Google Meet, que reuniu mais de 80 jovens, tendo a oportunidade de conhecer alguns dos atendidos e conversar com eles. Alguns líderes de turma acolheram o visitador e partilharam algumas curiosidades e motivações. “Responsabilidade, honestidade, fazer bem o que temos que fazer, sempre perguntar, ser um bom aprendiz e ter atitude de agradecimento”, esses foram os ensinamentos deixados pelo Pe. Gabriel para a juventude.

 

 

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Comunidade do Sagrado Coração de Jesus 


Nesta primeira manhã (09), após abertura oficial da visita com os Salesianos, aconteceu o encontro com a Comunidade Educativo-Pastoral (CEP) do Colégio Salesiano Sagrado Coração, composta pelos salesianos da presença e representantes dos pais, alunos e professores, coordenadores pedagógicos, administração e gestão, pastoral e comunicação. Foi um momento rico em partilhas e testemunhos sobre as atividades aqui desenvolvidas ao longo desses 126 anos.

 

Ainda durante esta mesma semana, aconteceram outros encontros com os educadores, colaboradores dos diversos setores, alunos concluintes da terceira série do ensino médio, com a CEP da Basílica e a Família Salesiana. 

 

Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

  

 Mensagem ao Movimento (CJC) 

 

No sábado (20), Pe. Gabriel Romero deixou uma mensagem dirigida aos membros do Movimento Comunidade de Jovens Cristãos (CJC). Antes do envio da mensagem, o Conselheiro se reuniu com o Pe. Marcos Souza, Orientador Geral, e Elves Sousa, Coordenador Geral, para partilhar e conhecer um pouco mais sobre a missão do Movimento CJC. Para assistir à mensagem, clique aqui

 

Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Paróquia São João Bosco (Caetés) 

 

No domingo (21), terminou na Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima (PE), a visita extraordinária do Conselheiro Regional da América Cone Sul, Pe. Gabriel Romero. Desde a quarta-feira (17), o sacerdote participou de uma agenda de intensas atividades com o objetivo de conhecer e vivenciar o carisma salesiano da mais nova comunidade religiosa da Inspetoria Salesiana do Nordeste. Por conta do decreto de uma quarentena mais rígida do Governo de Pernambuco, as atividades com o povo de Deus da paróquia foram realizadas de forma on-line e toda a programação foi acompanhada de perto pelos salesianos que moram em Caetés.

 

Em sua estadia, o Pe. Gabriel Romero conheceu as lideranças das comunidades urbanas e rurais da paróquia, conversou com os jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Caetés, visitou a sede da Rádio Comunitária Dom Bosco FM, reuniu-se com membros da Família Salesiana e conviveu e dialogou com os padres da comunidade religiosa. Pe. Gabriel também teve a oportunidade de conhecer algumas comunidades que formam a maior paróquia da cidade de Abreu e Lima.

 

Para encerrar a visita, o conselheiro regional presidiu a celebração eucarística do quinto domingo da Quaresma na Igreja Matriz de São João Bosco. A missa foi transmitida pelo canal do YouTube e pelo Facebook da paróquia e foi acompanhada por diversos fiéis de diferentes comunidades e de outras paróquias salesianas. Em sua fala de agradecimento, o Pe. Gabriel Romero fez questão de ressaltar a importância da juventude para uma paróquia salesiana.

 

A visita extraordinária do padre Gabriel faz parte do processo de consulta de escolha do novo inspetor salesiano do Nordeste. Após a missa dominical, o sacerdote seguiu para a Paróquia São João Bosco, em Gramoré, no Rio Grande do Norte.

 

 

 Paróquia de São João Bosco (Gramoré) e Centro Educacional Dom Bosco 

 

A presença salesiana de Gramoré, formada pela Paróquia de São João Bosco e pelo Centro Educacional Dom Bosco, recebeu, de 21 a 24 de março, a visita do Pe. Gabriel Romero. Nestes dias, o Conselheiro Regional para a América Cone Sul visitou as comunidades, as capelas e conversou com alguns dos referentes das distintas atividades da Paróquia e do Centro Juvenil. Houveram ainda algumas reuniões on-line e conversas com os irmãos salesianos locais. O momento desta visita também é uma avaliação da última visita realizada pelo Pe. Natale Vitale, em 2015, em decorrência do que foi conversado. Neste ano, também, ele substitui a visita do padre Inspetor do Nordeste, Pe. Nivaldo Pessinatti, que não fará, formalmente, a visita inspetorial. Por isso, a presença do conselheiro foi de extrema importância para reanimar a missão do carisma salesiano.

 

Na programação da visita, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, atendeu a convite da comunidade para um momento de acolhida do visitador. Participou, assim, de reunião com os irmãos da comunidade e o Pe. Gabriel e do almoço, na residência salesiana. O padre Gabriel agradeceu à Arquidiocese pela acolhida que sempre deu aos salesianos.

 

Na manhã da terça-feira (23), o Centro Educacional Dom Bosco (CEDB), de Gramoré (RN), recepcionou o Pe. Gabriel Romero. De forma presencial, realizou reunião com a equipe gestora da Obra Salesiana, conheceu as instalações e, na sequência, virtualmente pelo Google Meet, com os demais colaboradores, considerando a necessidade do distanciamento social em decorrência do agravamento da pandemia no território. Já durante a noite, a programação de visita continuou com outra reunião virtual com os grupos da Família Salesiana. Entre eles, ADMA, Cooperadores e outros. Na oportunidade, o Pe. Gabriel Romero ouviu de alguns colaboradores a importância de fazer parte da obra, destacando o pensamento de Dom Bosco “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados”. O representante do Reitor-Mor, destacou ainda a importância da presença salesiana no trabalho voltado para as crianças, adolescentes e jovens, fazendo um destaque especial de importância para o trabalho com as famílias.

 

A visita foi marcada pela apresentação e partilha da história pessoal de cada um com Dom Bosco. Ao final, após ouvir a todos, o Pe Gabriel falou do espírito do Oratório. Disse que esse mesmo espírito está em cada membro, em cada grupo que comunga da espiritualidade salesiana, levando o rosto de Dom Bosco a cada lugar. Pediu que cada grupo da Família Salesiana pense nas vocações futuras de cada ramo. Isso fará com que a mensagem de Dom Bosco, consequentemente a mensagem do Cristo, chegue sempre a mais pessoas.

 

O Pe. Enéas Andrade, que é o referencial local para a Família Salesiana, também participou da reunião.

 

 

Fotos: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

 

 Colégio Salesiano Dom Bosco 

 

Na última quinta-feira (25), o Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), recebeu a visita do representante do Reitor-Mor, Pe. Gabriel Romero. Na unidade, Pe. Gabriel conheceu toda a estrutura da instituição, bem como uma parte dos colaboradores da equipe técnico-administrativa e pedagógica. Como o colégio encontra-se com aulas exclusivamente remotas, não foi possível ter contato com os educandos.


Projetos, a história da unidade e detalhes do dia a dia da escola foram apresentados em reunião ao representante do Reitor-Mor que tem como objetivo principal da sua visita fortalecer e animar o carisma salesiano característico das unidades. Pe. Gabriel se mostrou feliz e satisfeito com o carinho recebido e o trabalho desenvolvido na casa salesiana.

 

  

Fotos: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesiano Dom Bosco, Parnamirim (RN)

 

 Colégio Salesiano São José 

 

Na sexta-feira (26), o Colégio Salesiano São José, em Natal (RN), recebeu a visita do representante do Reitor-Mor, o Pe. Gabriel Romero. Na ocasião, Pe. Gabriel conheceu a estrutura da instituição e reuniu-se com representantes de pais e alunos e com colaboradores da equipe técnico-administrativa e pedagógica.

 

No primeiro momento, o visistante foi homenageado por duas famílias. Ele recebeu presentes e ouviu depoimentos dos pais e ex-alunos sobre a importância da educação salesiana na vida de cada um. “É um orgulho para nós, ex-alunos e pais de alunos, receber um sucessor de Dom Bosco. É com grande satisfação que vemos que a semente plantada por ele tem gerado muitos frutos e que contribuímos para fazer com que continue gerando”, afirmou Fábio Bandeira, ex-aluno e pai de duas alunas do Colégio.

 

Em seguida, Pe. Gabriel visitou os setores e participou de uma breve reunião com colaboradores. Projetos, a história da unidade e detalhes do dia a dia da escola foram apresentados em reunião ao representante do Reitor-Mor. Aos colaboradores, ele reiterou a importância de manter vivos os ensinamentos do Pai e Mestre da juventude. “Dom Bosco somos cada um de nós. Vamos celebrar 85 anos de tantos que nos precederam. Todos somos pastores, cuidadores da vida de cada um dos jovens que entram no nosso Colégio. Devemos ser como São José, atentos, observando sempre para intervirmos quando necessário. Foi muito bonita a experiência de escutar as duas famílias e sabermos que estamos no caminho certo”, falou o representante do Reitor-Mor.

 

  

Fotos: Colégio Salesiano São José, em Natal (RN) 

 

ABRIL

02 – Sexta | Fortaleza (Paróquia, Rádio, Escola) até 05
06 – Sexta | Reunião CISBRASIL e RSB até 10 | Brasília
12 – Segunda | Juazeiro (Paróquia, Escola, Pré, Horto, Rádio) até 18
19 – Segunda | Salvador (duas escolas e santuário) até 23
24 – Sábado | Aracaju (Escola, Paróquia e Oratório) até 27
28 – Quarta | Matriz de Camaragibe (Paróquia e C Juv.) até 01/05


MAIO

06  – Quinta | ARN – até 10 | Córdoba
12  – Quarta | Jaboatão (Escola Auxiliadora e Oratório) até 13 | Recife/Jaboatão
14  –  Sexta | João Pessoa (Paróquia) até 16
17  –  Segunda | FMA, Dom Fernando, AJS Recife
18  – Terça | Casa Inspetorial – PJ e Administração Recife
19 –  Quarta | Conselho Inspetorial Recife
20 – Quinta | Encerramento e viagem para SP

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) e Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga