notícias da pastoral

Ir. Alessandra Smerilli é condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália Geral
Ir. Alessandra Smerilli, membro do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), professora de Economia na Pontifícia Faculdade de Educação “Auxilium” de Roma e coordenadora da 'Taskforce Economia' da Comissão do Vaticano para o COVID-19

A Ir. Salesiana do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e também professora de Economia na Pontifícia Faculdade de Educação “Auxilium” de Roma, Alessandra Smerilli, foi condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália por atividades de ensino e pesquisa. Tal reconhecimento recompensa aqueles que obtiveram mérito na promoção de relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países e na promoção de laços com a Itália.

 

“A atribuição da homenagem – lê-se no comunicado - visa reconhecer a importância absoluta do perfil acadêmico da Professora Smerilli, professora titular de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação 'Auxilium' e coordenadora da 'Taskforce Economia' da Comissão do Vaticano para o COVID-19, estabelecida pelo Papa Francisco em março de 2020; a intensa atividade de ensino e pesquisa; bem como a dedicação na promoção de uma consciência ética maior na economia e nas finanças, em particular junto aos jovens.

Seu profissionalismo e competência encontraram prestigioso reconhecimento na nomeação como Conselheira na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e com a atribuição de diversos outros cargos na sociedade civil e nas instituições italianas, áreas nas quais ela continua oferecendo um papel muito importante no contexto do desenvolvimento do estudo da economia civil italiana”.

 

Com este prestigioso reconhecimento, a Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação "Auxilium", onde a Ir. Smerilli leciona Economia Política, também emitiu um comunicado, no qual declara: "A Reitoria e toda a Comunidade Acadêmica felicitam a Prof.ª. Alessandra Smerilli por este novo e prestigioso reconhecimento e deseja que ela continue a fazer de seu empenho no ensino, na investigação e na promoção de uma economia ética e consciente, um serviço aos jovens, à Igreja, à Itália e ao mundo".

 

Sobre a condecoração

 

A Ordem da Estrela da Itália, instituída pela Lei de 3 de fevereiro de 2011, é uma homenagem concedida pelo Presidente da República, sob proposta do Ministro das Relações Exteriores. A Ordem é dividida em cinco classes: Cavaleiro da Grande Cruz, Grande Oficial, Comandante, Oficial, Cavaleiro. Há também uma classe especial de Grã-Cruz de Honra, destinada a quem perdeu a vida ou sofreu graves deficiências físicas para realizar atividades de alto valor humanitário no exterior.

 

Confira o Jornal Oficial da República Italiana

 

Fonte: Com informações do Instituto das Filhas de Maria AuxiliadoraANS