notícias da pastoral

A Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana 2021 Nossos Eventos
Três dias de evento unem virtualmente mais de 8 mil membros da Família Salesiana na fé e aprofundamento da Estreia 2021

A Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, também conhecida como Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, sendo totalmente on-line em obediência aos protocolos de segurança impostos pela pandemia da COVID-19. Este ano, o evento reuniu mais de 8.000 integrantes da Família Salesiana (FS) de todo o mundo que, juntos ao Reitor-Mor da Congregação, Pe. Ángel Fernández Artime, protagonizaram um aprofundamento na Estreia 2021, que traz o tema “Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21,5)”.

 

Em cada dia do evento, os participantes contaram com uma Programação Comum, sempre no período da manhã, junto à FS de Roma pela página oficial da ANS no Facebook, onde foi possível acompanhar a programação ao vivo nos idiomas inglês, português, espanhol e italiano. No período da tarde, os participantes contaram com a Programação Local, momento em que a FS de todo o Brasil, assim como acontecia simultaneamente nos outros países, unia-se em uma grande partilha de experiências, reflexões e trabalhos.

 

A Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana aconteceu a partir de uma colaboração da Secretaria para a Família Salesiana de Roma com as coordenações da Família Salesiana de todo o mundo. No Brasil, o evento foi coordenado pela diretoria executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Waldomiro Branokowski, e pela coordenadora do Centro Salesiano de Formação (CSF) e também diretora executiva da RSB-Escolas, Ana Paula Costa e Silva. No Brasil, a Jornada também contou com a participação de dois representantes dos grupos da Família Salesiana, Sr. Carlos Minozzi e Sr.ª Kátia Chagas, integrantes da Associação dos Salesianos Cooperadores.

 

Na sexta-feira (15), primeiro dia do evento, a Programação Comum se iniciou com a Acolhida e um momento de oração preparado pelos noviços de Roma. Logo em seguida, o Secretário para a Família Salesiana, Dom Joan Lluís Playà, trouxe uma palavra de boas-vindas: “Os meios técnicos facilitarão o nosso encontro, mas aquilo que nos une fortemente é a grande rede de espiritualidade salesiana que está viva em nosso meio.”

 

Pe. Ángel introduziu a Estreia reafirmando o valor do carisma salesiano: “Nós sabemos que a nossa Família Salesiana tem um carisma único. É como um rio que nasceu de Dom Bosco e depois deu vida a tantos outros pequenos rios e esta é verdadeiramente a nossa árvore da FS, cheia de frutos. É isso que nós vamos viver agora nesta Jornada, neste ano, porque em uma parte nós temos toda a realidade do mundo que sofre e que vive as consequências da pandemia, mas também temos a esperança a nos conduzir.”

 

Ainda no primeiro dia, o bispo da Itália, Dom Derio Oliveiro, partilhou algumas reflexões sobre a “Cultura que Gera Esperança”, tema diretamente ligado à Estreia 2021.

 

Durante a Programação Local do primeiro dia, além dos testemunhos da juventude salesiana do mundo e diversos momentos de partilha e reflexão, os participantes puderam contar com uma visita virtual à Casa Museu Dom Bosco de Valdocco e conhecer, mesmo que à distância, a casa em que o pai e mestre da juventude viveu. “Eu já conhecia Valdocco, mas eu comentava com os meninos aqui que foi a primeira vez que eu entrei no porão, porque é uma imagem inédita para nós do primeiro oratório. E parecia que eu sentia os ecos do barulho, das risadas, das gargalhadas, da bagunça dos jovens dentro daquele espaço, daquele pequeno espaço, mas que traz para nós esse empenho de Dom Bosco”, diz a diretora executiva da Rede Salesiana Brasil, Ir. Silvia Aparecida da Silvia

 

O segundo dia do evento contou com uma homenagem ao Pe. Paulo Albera, 2º sucessor de Dom Bosco e aquele ao qual o Reitor-Mor dedicou o ano de 2021, além de uma viagem virtual pelo mundo salesiano para apresentação de alguns grupos que compõem a FS, juntamente com uma síntese do primeiro dia de trabalho da Jornada. Do Brasil, tivemos a apresentação da Comunidade Canção Nova e da própria Rede Salesiana Brasil (RSB).

 

A Programação Local do 2º dia começou com a Acolhida e uma reflexão sobre a síntese dos 3 principais pensamentos acerca do primeiro dia da Jornada. O dia ainda contou com testemunhos e experiências das Filhas de Maria Auxiliadora da República Democrática do Congo sobre dar esperança aos jovens da região, além do testemunho “A esperança na vida dos Mikaelitas no centenário da aprovação do Instituto do Beato Bronislao Markiewcz”. Ao final do dia, houve um sorteio do livro “A Família Salesiana de Dom Bosco”.

 

O terceiro e último dia do evento contou apenas com a Programação Comum que trouxe uma missa presidida pelo Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel, para benção e finalização do evento, permitindo à Família Salesiana ter ainda mais clareza sobre a mensagem de esperança que a Estreia 2021 traz e que permeará todos os trabalhos da Congregação Salesiana durante esse ano.

 

Fonte: RSB-Comunicação