notícias da pastoral

Acompanhar os primeiros passos como Dom Bosco Pastoral
Conheça a videossemente de janeiro do projeto “Jovens Salesianos e Acompanhamento – Orientações e Diretrizes”

Continua o processo de disseminação dos “Jovens Salesianos e Acompanhamento – Orientações e Diretrizes”; e a videossemente de janeiro ocupa um lugar especial: no mês de Dom Bosco, o vídeo se inicia em seu aposento, em Valdocco, onde tudo começou. Ali se guarda uma pequena semente de 10 x 5 cm, a minúscula caderneta na qual, em 26 de janeiro de 1854, Miguel Rua, com 16 anos, escreveu: “Na noite do dia 26 de janeiro de 1854, reunimo-nos, no aposento de Dom Bosco, ele, Rocchietti, Artiglia, Cagliero e Rua. Foi-nos proposto fazer, com o auxílio de Deus e de São Francisco de Sales, uma experiência de exercício prático de caridade para com o próximo. A seguir, faremos uma promessa. Depois, se for possível e conveniente, um voto a Deus. A partir daquela noite, aos que fazem tal exercício e aos que o fizerem depois, deu-se o nome de Salesianos”.

 

Não poderia haver um testemunho mais eloquente de como Dom Bosco acompanhava os seus jovens e de quão fecundo tinha sido o seu caminhar ao lado deles. Acolheu “os cinco pães e os dois peixes” que tinham para oferecer e lhes abriu à frente horizontes infinitos, dos quais hoje a Família Salesiana (FS) faz parte.

 

O acompanhamento de cada jovem, dos grupos, do ambiente, é o coração da Pastoral Juvenil (PJ), sustentando a abertura à vida de quem quer que entre nas casas de Dom Bosco. Torna-se a marca de qualidade daqueles centros que se dedicam ao acompanhamento dos que se orientam para a vida salesiana, como os aspirantados, em toda a sua variedade de formas, e os pré-noviciados.

 

O apelo que Dom Bosco faz em Valdocco com esta videomensagem de três minutos é o de recuperar este tesouro. É um talento carismático: sua modernidade nos foi intensamente apontada pelo Sínodo dos Jovens e pela "Christus Vivit". Torna-se para a FS uma responsabilidade que a Igreja lhe confia para hoje. Em “Jovens Salesianos e Acompanhamento”, este é o foco (n. 109-118).

 

Giorgio (ITA), Kenneth (ENG), Anselmo (PT), Jean Paul (FRA) e Brandon (ESP), que protagonizaram o vídeo, ao encerrar, deixam três perguntas na linha de acolher a semente, fazê-la germinar e dar frutos. Dentre elas: “Qual é o padrão e a ‘saúde’ da minha Inspetoria acerca do acompanhamento pessoal dentro da PJ, tal como normalmente ocorre nas várias comunidades?”. E, como legenda conclusiva: “Em Valdocco como em Emaús: caminhar ao lado abrasa o coração”.

 

Assista ao vídeo em língua portuguesa clicando aqui.

 

Fonte: ANS