notícias da pastoral

Reunião Dos Conselhos Provinciais Do Brasil Com Mundial Geral
Evento discute o uso dos recursos em prol das ações tomadas para combater os efeitos danosos da pandemia da COVID-19

No último sábado (24), estiveram reunidos os Conselhos Provínciais do Recife (BRE), de Belo Horizonte (BBH), de São Paulo (BSP), de Porto Alegre (BPA), de Campo Grande (BCG) e de Manaus (BMA); juntamente com a coordenadora da Região Brasil, SC Alzira Marães, e com o Conselho Mundial dos Salesianos Cooperadores, representado pelo Coordenador, SC Antonio Boccia; pela administradora, SC Cinzia Arena; e pela Delegada mundial, Ir. Lucrécia Uribe (FMA).

 

A reunião teve como objetivo principal a apresentação, por parte de cada uma das províncias da Região Brasil, das ações desenvolvidas até o momento com o uso dos recursos da Solidariedade Econômica, dentro do Projeto Rosario Maiorano, lançado pelo Conselho Mundial dos Salesianos Cooperadores, no início desse ano. Na prática, esse projeto consiste na liberação dos centros locais de enviarem para as províncias, estas para o Conselho Mundial, as respectivas cotas da Solidariedade Econômica (contribuição financeira anual de cada Salesiano Cooperador). Sem a obrigatoriedade do envio desses recursos, cada centro pôde utilizá-los da forma mais conveniente, desde que em ações diretamente relacionadas com o combate dos efeitos danosos da pandemia da COVID-19.

 

Na reunião, cada província relatou brevemente como está aplicando os recursos da solidariedade em seus centros locais. A campanha em relação à solidariedade continuará até o final do ano de 2020, porém, com a continuidade dos efeitos da pandemia, poderá ser estendida por mais tempo. Guiados pelo espírito Salesiano de Dom Bosco, cada Salesiano Cooperador vai encontrar uma forma adequada de ajudar aos mais necessitados.


Foi um momento muito rico de troca de informações e o conselho mundial pôde conhecer como a Associação de Salesianos Cooperadores funciona no Brasil, um país de grandes dimensões territoriais, diversidade cultural e com múltiplos problemas sociais.

 

Vale ressaltar que a resposta dos centros locais à campanha revelou grandes gestos de solidariedade. Foi um momento gratificante e enriquecedor para todas as províncias e consequentemente para todos os Salesianos Cooperadores do Brasil. O Papa Francisco foi lembrado através da sua felicíssima e inspiradora afirmação, tão apropriada para traduzir o dever de todos os cristãos nesse momento: “a única coisa que deve ser contagiosa, é o bem que se faz”.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga