notícias da pastoral

Inspetoria do Nordeste promove a 77ª edição da Romaria da Família Salesiana Nossos Eventos
Com o tema “À vossa proteção, recorremos Santa Mãe de Deus”, evento que reúne centenas de romeiros em Pernambuco é realizado de forma virtual

A Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga realizou, no último domingo (18), a 77ª edição da Romaria da Família Salesiana. O encontro, que reúne centenas de romeiros no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão dos Guararapes - PE, foi realizado de forma virtual no canal oficial dos Salesianos Nordeste no YouTube, com o tema “À vossa proteção, recorremos Santa Mãe de Deus”. Pela primeira vez, em quase oito décadas, a romaria foi realizada de forma híbrida, entre presencial e on-line, com mais de 8 horas de live. Tudo foi pensado para atender os protocolos de combate à COVID-19.

 

A programação começou às 9h da manhã. O inspetor salesiano do Nordeste, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, celebrou a Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Jaboatão, abrindo oficialmente o encontro. Em seguida, as irmãs Salesianas recitaram o terço mariano com a colaboração ao vivo de casas salesianas do Nordeste. A tecnologia fez com que, do Recife, as Salesianas pudessem rezar as dezenas do terço com as casas de Salvador (BA), Matriz de Camaragibe (AL), Gramoré, Natal (RN), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE). No terço, os fiéis pediam a Deus, por intermédio de Nossa Senhora, pelo fim da pandemia e por todos os continentes do planeta.

 

A live alcançou mais de 2 mil visualizações na internet, além de contar com o apoio da Rádio Padre Cícero, de Juazeiro do Norte, a qual fez a cobertura via rádio, retransmitindo o evento para mais de 30 cidades da região. Tanto a FM Pe. Cícero, como a FM Dom Bosco de Fortaleza, participaram da divulgação, veiculando a vinheta e entrevistas sobre a romaria nos dias a precederam.

 

Depois do intervalo para o almoço, a Romaria da Família Salesiana retomou as atividades com a apresentação dos jovens da AJS da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em João Pessoa - PB, animando o público com um grande louvor. Em seguida, Pe. Laércio José conduziu uma adoração ao Santíssimo Sacramento, na capela da casa inspetorial. “O desafio foi grande, mas nós conseguimos fazer tudo de maneira muito bonita e, com certeza, foi festa na terra e no céu também. Assim como Dom Bosco recorreu a Nossa Senhora Auxiliadora na época da cólera, nós, em 2020, estamos fazendo o mesmo, pedindo forças para passar por essa pandemia do novo coronavírus. Podemos afirmar, assim como o Pai e Mestre dos jovens, que quem confia em Maria, jamais será desiludido”, afirmou o diácono Antônio João Neto, Delegado da Família Salesiana, um dos organizadores da Romaria da Família Salesiana de 2020.

 

O evento continuou com um show do Pe. João Carlos, com a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, feita pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Recife – PE, e com o sorteio da imagem peregrina de Maria Auxiliadora. Em 2021, a imagem ficará no Centro de Cooperadores Padre Antônio José de Carvalho, no bairro do Bongi, no Recife.

 

Ao final, houve a benção de Nossa Senhora Auxiliadora, invocada pelo inspetor Pe. Nivaldo Pessinatti e com a grata notícia de que a Comunidade de Jovens Cristãos (CJC) está no processo de revisão do seu estatuto para receber o reconhecimento diocesano e, então, pleitear sua entrada oficial como membro da Família Salesiana. O próprio jovem Elves, atual coordenador da CJC, apresentou essa novidade. “São quase oito décadas que a nossa inspetoria tem o prazer, a felicidade e a possibilidade de prestar essa carinhosa homenagem a nossa mãe Auxiliadora. Que essa benção desça para todos os que se preocuparam em preparar esse momento tão diferenciado dos demais anos. Certamente, Maria nos deixa como filhos muito felizes e agradecidos”, ressaltou o padre Pessinatti, na benção final da Romaria da Família Salesiana.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga