notícias da pastoral

Dia Mundial das Missões 2020 Nossos Eventos
Uma reflexão do Conselheiro Geral para as Missões sobre o mês de outubro diante dos desafios impostos pela pandemia

No ano de coronavírus, até mesmo o tradicional evento de Expedição Missionária Salesiana precisou ser adiado. Mas a missão não para, porque cada salesiano, cada religioso e cada batizado é, na verdade, chamado a ser missionário. No dia 11 deste mês missionário, dia dedicado às Missões Salesianas, o Conselheiro Geral encarregado de animar o setor das missões da Congregação, Pe. Alfred Maravilla, oferece uma reflexão sobre o tema:

 

"Outubro é o mês missionário para toda a Igreja Católica. Seu momento culminante é a celebração do Dia Missionário Mundial (DMM) no penúltimo domingo de outubro. Foi instituído pelo Papa Pio XI, em 1926, a pedido da Sociedade para a Propagação da Fé. Através da Mensagem anual do Papa, o DMM nos recorda que a Igreja é, por sua própria natureza, missionária. Por isso, cada membro da Igreja é chamado a participar da responsabilidade da missão 'ad gentes', isto é, a partilhar o Dom da Fé com aqueles que ainda não O receberam.  

 

O DMM, se for preparado com zelo e vivido com verdadeiro fervor, se há de tornar uma ocasião preciosa para formar os Fiéis à sensibilidade missionária. Por meio de iniciativas organizadas pela animação missionária, todo católico é estimulado a participar ativamente da missão da Igreja, sobretudo por meio da oração e do oferecimento daqueles sacrifícios que nos chegam através de enfermidades ou da ordinária vida diária. À oração e aos sacrifícios – e nunca sem eles – se une a solidariedade com as necessidades materiais e econômicas da atividade missionária da Igreja. Já os Papas Pio XI, João XXIII e João Paulo II haviam sabiamente estabelecido que todas as ofertas recolhidas no DMM fossem inteiramente destinadas às necessidades da missão 'ad gentes' da Igreja. De fato, os sacrifícios financeiros dos fiéis “são essenciais para a sustentação e construção da Igreja, e para testemunhar a caridade”; mas eles devem ser “iluminados e inspirados pela Fé” (v. Redemptoris missio, 81).

 

Dedicando-se, nos mais variados modos, à atividade missionária da Igreja, a Fé de cada fiel aumenta, se fortalece e revitaliza por “novo entusiasmo e novas motivações” (v. Redemptoris missio, 2). Seja cada DMM uma ocasião para que todos os membros das nossas Comunidades Educativo-Pastorais (CEP) sensibilizem à promoção da oração, do sacrifício e da solidariedade para com as Missões: sensibilizem tanto os que se encontram em lugares de antiga tradição cristã quanto os que só há pouco receberam a Fé; tanto os que dispõem de recursos suficientes quanto os esmagados pela pobreza; tanto os que gozam de liberdade quanto os que sofrem perseguições! 

 

Perguntas para Refletir e Partilhar

- Como posso promover a consciência missionária através do Dia Missionário Mundial?

- Como podemos mobilizar a nossa CEP para que promova a oração e a solidariedade pelas Missões?"

 

Fonte: ANS