notícias da pastoral

O mês de Dom Bosco nas Instituições Salesianas do Brasil Nossos Eventos
Conheça como algumas escolas, obras sociais, instituições de ensino superior e paróquias salesianas comemoraram o mês do nascimento de Dom Bosco

Agosto é conhecido pela Família Salesiana como o mês de Dom Bosco por ser neste mês, mais exatamente no dia 16, em 1815, que nascia Giovanni Melchior Bosco, nas colinas de Becchi, na Itália.  Ele era o filho mais novo de três irmãos e teve uma vida rodeada por sonhos proféticos que são popularmente conhecidos até hoje. Como todos sabem, Dom Bosco foi o fundador da Congregação Salesiana, hoje formada por Salesianos de Dom Bosco (SDB) e Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), além da rica contribuição de diversos leigos e leigas, cooperadores e grupos juvenis que compõem a Família Salesiana em todo o mundo e que carregam a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado pelo Pai e Mestre da Juventude.

 

Conheça abaixo como algumas escolas, obras sociais, instituições de ensino superior e paróquias salesianas comemoraram o mês do nascimento de Dom Bosco:

 

Mais de 200 carros com familiares, alunos, educadores e fiéis participam da "Carreata Com Dom Bosco" promovida pelos Salesianos Bahia. A manhã ensolarada do domingo, dia 16/08, foi uma verdadeira demonstração de caridade e fé em homenagem aos 205 anos do fundador da Família Salesiana. Todos os anos a Instituição de Ensino realiza uma festa para exaltar a vida e obra de São João Bosco, porém em consideração ao momento de isolamento social, a celebração do aniversário de nascimento do pai e mestre da Juventude foi diferente, dessa vez com uma carreata.

 

  

 

Ao longo de toda a última semana que antecedeu a comemoração dos 205 anos do nascimento de Dom Bosco, a Pastoral Escolar do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo), em Macaé - RJ, desenvolveu diversas atividades com o intuito de promover reflexões acerca da importância da vida e da obra do fundador da Congregação Salesiana, nas acolhidas das aulas on-line de Ensino Religioso em todos os segmentos de ensino.

 

Os alunos da Educação Infantil puderam conhecer mais sobre a história de vida de Dom Bosco no início das aulas e jogar um quebra-cabeça on-line temático (também aplicado para as turmas do Ensino Fundamental I e II). Já os estudantes do Ensino Fundamental I relembraram a vida do Pai e Mestre da Juventude, a partir de ilustrações de gibi, vídeos e músicas, sendo incentivados a produzirem mensagens de gratidão. O tema “Dom Bosco - um grande exemplo de altruísmo”, foi a base da produção de um mural on-line de frases de autoria do mesmo, enaltecendo seu trabalho em prol da educação da juventude. Já os alunos do Ensino Médio participaram de uma grande reflexão sobre “Dom Bosco e a vocação”, uma vez que Agosto é considerado também o mês vocacional. No dia 16 de agosto, o Colégio Castelo e a Faculdade Católica Salesiana publicaram em suas redes sociais um vídeo comemorativo, apresentando “A bela caminhada de Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, presente nos tempos e lugares”.

 

   

 

Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, as tradicionais comemorações presenciais no Geniquinho realizadas para homenagear o Pai e Mestre da Juventude foram substituídas pelo Pit Stop Dom Bosco. O evento voltado às crianças e adolescentes foi realizado no dia 15, no período matutino das 9h as 10h45 na quadra de esportes Laura Vicunã e no período vespertino das 14 às 16h no bairro Jatobazinho, próximo à sede do Projeto. Com a ajuda de parceiros, às 400 crianças e adolescentes que participaram da comemoração foi entregue um kit contendo: ovo de chocolate, cachorro quente, balas, pirulitos, arroz doce, pipoca salgada, pipoca doce, geladinho e um gibi com a história de Dom Bosco. A entrega seguiu um cronograma de horários alternados para evitar aglomeração e para receber o kit as crianças e adolescentes apresentaram o cupom do vale kit, distribuído ao longo da semana que antecedeu o evento.

 

  

O UniSALESIANO Lins, festejou durante todo o mês, o nascimento de seu patrono, Dom Bosco, ocorrido em 16 de agosto. A festividade durante esta pandemia foi focada nas famílias necessitadas, com dificuldade inclusive na própria alimentação. Por isso, o Centro Universitário realizou a “Arrecadação Solidária”, que reverteu inúmeras cestas básicas aos cadastrados no Centro Social Dom Bosco.

 

O movimento Comunidade de Jovens Cristãos (CJC) de Pernambuco celebrou os 205 anos do fundador da Família Salesiana com muito entusiasmo e alegria: de forma virtual e segura; seguindo todas as orientações cabíveis no enfrentamento da Covid-19; em uma transmissão ao vivo, por meio do Instagram. Em clima de festa, embora de forma atípica, a live contou com muita animação e teve a participação especial de Pe. Raimundo Luan (SBD) para dar sua contribuição dinâmica, falando sobre a vida e missão do Pai e Mestre da Juventude, modelo de santidade e sabedoria e partilhando de sua vocação religiosa em dia que a Igreja celebra este chamado.

 

A Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima/PE, promoveu, entre os dias 10 e 16 de agosto, a festa em honra ao Pai e Mestre dajuventude. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, as celebrações foram transmitidas pelas redes sociais da paróquia. As missas foram celebradas com apenas uma parcela de fiéis e fizeram alusão ao tema “Eucaristia, fonte da santidade” com os padres Pereira, Hélio Nascimento, Renato Jorge, Francisco Inácio, Antônio Gomes, João Carlos Ribeiro e Marcos Antônio.

 

A relação de Dom Bosco com a capital federal começa em 30 de agosto de 1883, quando ele sonhou com uma terra próspera, construída exatamente nas coordenadas onde hoje está localizada a cidade. Para comemorar o mês de Dom Bosco, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR) lançou, em parceria com o Pe. Jonathan Alex da Costa, pároco e reitor do Santuário São João Bosco, em Brasília – DF, a ação “Agosto de Dom Bosco”. Para fomentar ainda mais o turismo religioso, uma série de eventos foi planejada para o mês do Pai e Mestre da Juventude. Clique aqui e confira aqui a programação completa.

 

Entre os dias 10 e 14 de agosto, semana que antecede ao Dia de Dom Bosco, o Centro Salesiano do Menor - CESAM, em Goiânia - GO, proporcionou aos seus Aprendizes, de forma virtual, um momento bastante parecido com o que era feito nos tempos presenciais. Foi disponibilizado nas turmas do Teams, um Memorial de Dom Bosco que contou com um pequeno resumo de sua vida, momentos importantes e até mesmo curiosidades. Foi proposto aos aprendizes usarem as seguintes hashtags: #VALEUDOMBOSCO ou #MAIORAPRENDIZADO, seguidas de um comentário sobre o material lido por eles.

 

Na quinta-feira (13), foi disponibilizado um Quiz sobre Dom Bosco e, na sexta-feira (14), os três primeiros colocados do Quiz participaram de uma Live em comemoração ao Dia do Pai e Mestre da Juventude.