notícias da pastoral

Festas Juninas 2019 pelo Brasil Geral
Festas Juninas 2019 pelo Brasil

Além de alegrar as pessoas durante o mês de junho, as Festas Juninas celebram a memória de três conhecidos santos católicos: Santo Antônio (13/06), o santo casamenteiro; São João Batista (24/06), profeta que recebeu esse nome por ser o responsável, especialmente, pelo batismo de Jesus; e São Pedro (29/06), que antes se chamava Simão, mas teve o nome mudado por Jesus para Pedro que, em aramaico, significa “Pedra". Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro Papa da Igreja, tornando-se a “Pedra” onde a Igreja encontra sua unidade.

 

Este festejo que une o religioso e a cultura popular é comemorado nos quatro cantos do país. Em cada região, a festa assume uma particularidade, seja no passo da música ou na preparação das comidas. Assim, conheça algumas celebrações juninas das instituições salesianas ao redor do Brasil:

 

Para comemorar os festejos juninos, os acolhidos do CCA Dom Bosco celebraram, no dia 27, o Arraiá do CCA. As crianças e adolescentes fantasiaram-se de caipira, levaram comidas típicas e ainda improvisaram uma quadrilha junina. O evento ainda contou com uma doação feita pela família Pitta, que disponibilizou maçãs do amor para todas as crianças, adolescentes e funcionários do Centro Juvenil. Além de todas as atividades, durante a celebração ainda foram comemorados os aniversariantes do mês de junho.

 

  

 

Nos dias 22 e 29 de junho, o Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco realizou sua festa junina com dois dias de muita animação e a presença das famílias do Centro Juvenil (CCA, CEDESP e Jovens Aprendiz) e toda a comunidade.

O sábado (29) se destaca por causa das apresentações do CCA, e a presença forte das famílias que vieram prestigiar o trabalho. Para dar início ao dia, houve uma missa sertaneja presidia pelo Pe. Claudio Motta, contando com a presença do coral que fez a animação da celebração.

 

As apresentações de dança do CCA iniciaram com a música “Menina Bonita”, de Cagério de Souza, a qual foi dedicada às crianças de 6 anos, baseado na Dança da Saia Grande. Logo após, entrou a oficina de expressões com a música “Festa do interior”, utilizando bambolês coloridos. As músicas dedicadas a todas  as crianças e adolescentes do CCA foram  “Xaxado no Chiado”, de Lucy Alves e Elba Ramalho e, para encerrar, “Nem Se Despediu De Mim”, de Luiz Gonzaga.

 

 

 

No dia 03 de julho, o CESAM/GO realizou o seu I Arraiá para os aprendizes do Programa de Aprendizagem do Polo de Anápolis. Foi realizado a Acolhida e uma dinâmica de apresentação dos aprendizes com a equipe de Goiânia. Após, foi realizado o Arraiá. Eles se divertiram com jogos e brincadeiras, sorteio de brindes, além da tradicional Quadrilha, além de deliciarem-se com comidas típicas como canjica, mané pelado, pipoca, salgado e refrigerante. O momento foi bastante rico para estreitar, ainda mais, os vínculos dos educadores de Goiânia com os aprendizes.

 

  

 

O pátio do Colégio Salesiano Dom Bosco, de Santa Rosa (RS), foi palco de uma animada festa junina, no sábado (15). Alunos, professores, educadores de apoio, amigos e familiares curtiram um belo dia de sol regado a muitas brincadeiras como pescaria, jogo de latas, árvore do presente, brinquedos infláveis e a tradicional cadeia movimentaram os convidados. A comemoração também estava repleta de delícias para comer e beber, contando com o apoio do CPM que comandou todo o caixa da festa. Durante a Arraiá, alguns sortudos puderam ainda levar prêmios para casa, como: tortas, vales de corte de cabelo, uma pipoqueira e valores de R$ 100,00 e R$ 200,00.

 

Segundo a Diretoria Executiva, Ieda Grüber, “A festa salesiana representa a alegria de partilhar vida, espírito de família e alegria de viver em comunhão fraterna”. Além de brincar e se deliciar com os lanches celebração junina, a comunidade escolar pôde prestigiar o Casamento Caipira, teatralizado pela 3ª série do Ensino Médio.

 

  

 

No Colégio Salesiano Dom Bosco, de Parnamirim (RN), os festejos juninos aconteceram em dois dias (14 e 15/06), iniciando com o Arraiá do Fundamental II e Ensino Médio. A programação incluiu apresentação de quadrilhas e da banda Forró Estribado, que trouxe os sucessos do forró para fazer a animação dos alunos e educadores.

Divididas em sessões, para melhor receber pais e familiares, as turmas da Educação Infantil e Fundamental I realizaram um lindo Arraiá em homenagem ao centenário do músico Jackson do Pandeiro. Além das apresentações culturais, a festa contou com brincadeiras juninas, muito forró pé de serra, anúncio do casal rei e rainha do milho, comidas típicas e sorteio do balaio.

 

  

 

No sábado (15), o Colégio Salesiano do Salvador (Nazaré) realizou o tradicional São João do Salé. Durante a tarde, os “caipiras” da educação infantil e fundamental I se divertiram ao som do Trio Nordestino e apresentações de dança. Neste ano, a festa teve como tema os 25 anos de carreira do forrozeiro Adelmario Coelho. À noite, foi a vez dos estudantes do fundamental II e ensino médio dançarem ao som da banda Isqueminha. A festa contou com muito forró, quadrilha, barracas de comidas típicas e penteados juninos.

 

Além de toda essa animação, os alunos do Colégio também puderam contar com o Festival de Quadrilhas "Nordeste Amado", um projeto interdisciplinar de História e Redação, coordenado pelas professoras Daniela Torres, Sara Santos e Rúbia Almeida. Destinado aos alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, o projeto visou aprofundar as leituras sobre o Nordeste, recortadas pelas temáticas das obras literárias do expoente autor Jorge Amado. A culminância do projeto foi realizada no dia 15 de junho, em forma de um festival de quadrilhas juninas, cujo enredo foi uma homenagem às obras de Jorge Amado.

 

  

 

 

No sábado (8), o Instituto Maria Auxiliadora de Porto Alegre (IMA) realizou a Festa JunIMA Solidária e Sustentável. A arrecadação dos materiais para a celebração aconteceu por meio de uma gincana entre as turmas, que teve por objetivo integrar os alunos, professores e famílias.

 

Este ano, o IMA propôs que uma das provas da gincana fosse solidária, com a arrecadação de bombonas cheias de tampinhas plásticas que foram destinadas ao CEREPAL – Centro de Reabilitação de Porto Alegre – um centro de referência para reabilitação física no Estado. Lá as mães fazem o trabalho de separar as tampinhas, que são vendidas e o lucro é revertido em fundos para a Instituição. Ao todo, 748 bombonas cheias foram arrecadas.

 

Pensando também no meio ambiente, a Festa JunIMA retirou todos os copos plásticos e canudos da festa com o intuito foi diminuir o lixo que afeta o planeta, além de educar os alunos sobre a importância de práticas sustentáveis. Por isso, as famílias puderam levar copos de casa ou usar os copos personalizados do IMA.

 

  

 

A primeira semana do mês de junho foi marcada por festas juninas no Colégio Salesiano São José. Os festejos tiveram início na quarta-feira (05), com a realização do Arraiá do Fundamental II e Ensino Médio. A programação incluiu apresentação de quadrilhas e da banda Forró Estribado, que trouxe os sucessos do forró para fazer a animação dos alunos e educadores. No sábado (08), foi a vez das turmas da Educação Infantil e Fundamental I realizarem um arraiá em homenagem ao centenário do músico Jackson do Pandeiro

 

  

 

Para mais fotos, clique aqui.

 

Fonte: Uma colaboração de todas as instituições citadas