quem somos

Nossa Essência

A Pastoral

A Pastoral Juvenil Salesiana é a expressão primeira e típica da missão educativa salesiana, tendo por finalidade habitar a vida e a cultura dos adolescentes e jovens. Por habitar a vida e a cultura deles, entende a evangelização como a principal urgência da sua ação, ciente de que sua tarefa fundamental é propor a eles viverem a existência humana, como Jesus de Nazaré a viveu, viverem plenamente a própria humanidade, na expressão maior de sua dignidade de filhos e filhas de Deus e serem protagonistas e corresponsáveis na construção do reino de Deus no mundo (cf. Quadro Referencial SDB, 2014, p. 30-31).

Princípios Norteadores
Missão

Animar e dinamizar a  PJS Nacional em vista da formação integral e vivência dos valores evangélicos das comunidades educativas, fomentando a unidade da caminhada pastoral em todas as presenças, respeitando as diversidades locais e regionais.

Visão

Ser referência carismática salesiana em nível nacional na animação da Pastoral Juvenil.

Valores

O cotidiano, lugar da experiência de Deus;

A oração salesiana;

Cultivamos o otimismo e a alegria;

A vida como vocação: dom e responsabilidade;

Acolhida ao outro;

O espírito de família;

Comunhão eclesial;

Amor a Maria;

Cidadania cristã;

 

Nossa Atuação

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos Nesse percurso formativo, a espiritualidade salesiana, expressão concreta da caridade pastoral de Dom Bosco, constitui um elemento fundamental da ação pastoral juvenil salesiana, sendo também o seu critério de orientação num panorama amplo que abrange a formação dos jovens, os centros juvenis, o voluntariado, o desporto, a animação missionária e as vocações.”.. 

Nossas Atividades

A Pastoral Juvenil Salesiana realiza ações como:

Formação de crianças, adolescentes e jovens;

Formação de Educadores;

Acompanhamento dos grupos da Articulação da Juventude Salesiana;

Animação do carisma salesiano nas unidades educativas;

Desenvolve programas, projetos e processos na linha da evangelização, protagonismo juvenil e inserção na sociedade e na Igreja;

SAIBA MAIS

Somos a maior rede de escolas católicas das Américas


Internacional


O Movimento Juvenil Salesiano (MJS), que no Brasil foi assumido como Articulação da Juventude Salesiana (AJS), é constituído por jovens pertencentes a grupos e associações assistidos pela Pastoral Juvenil Salesiana. Por não ser uma associação, o MJS (AJS) abre-se às diversas experiências como serviço em favor da Igreja e dos jovens, segundo o carisma particular de Dom Bosco: no anúncio do Cristo ressuscitado e na prática dos valores salesianos. 



Nacional


A Articulação da Juventude Salesiana é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens, que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e querem vivê-la. O foco da AJS está na pessoa do jovem e na sua capacidade de relacionar-se com os outros nas associações e grupos. É um trabalho conjunto entre os Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, toda a Família Salesiana e a Juventude.



Inspetorial


As inspetorias, como unidades administrativas da Congregação Salesiana em todo o mundo, atuam em parceria com os grupos juvenis de Espiritualidade Salesiana promovendo encontros e formações regionais.  



Local


A Pastoral Juvenil Escolar tem como objetivo prioritário animar e dinamizar a Comunidade Educativa visando à formação integral e vivência dos valores evangélicos da Comunidade Educativa, e proporcionar aos jovens o encontro com Jesus na vida de cada dia para que sejam presenças transformadoras na sociedade.

É um trabalho amplo e complexo e requer dos que atuam em favor da vida e do protagonismo juvenil um agir em rede para alcançar o objetivo desejado.

Para tanto, a Pastoral Juvenil está organizada em 6 estratégias fundamentais: Formação, Articulação da Juventude Salesiana, Animação Vocacional, Solidariedade, Acompanhamento, Coordenação para a Comunhão.