notícias da pastoral

Congresso Internacional de Pastoral Juvenil e Família ganha site Nossos Eventos
Fonte: Info ANS.

O “Congresso Internacional PJ e Família”, a realizar-se em Madri, Espanha, de­ 27 de novembro a 1° de dezembro de 2017, conta com uma página web dedicada a esse encontro. O hotsite pode ser acessado pelo endereço www.symfamily17.org e, por meio dele, além das informações referentes ao evento, é possível realizar a pré-inscrição.


Um dos temas centrais para o Dicastério da PJ Salesiana, no período 2015-2018, é o da Família, motivado pelos dois Sínodos sobre a pastoral com as famílias (2014 e 2015) e pelo Capítulo Geral 27 (2014). Em 2014 o Dicastério da PJ deu início a uma caminhada progressivo-propositiva de estudo e reflexão, na qual foram envolvidas todas as Inspetorias. Estudo dos contextos famíliares em todas as regiões, após uma série de encontros formativos com todos os Delegados para a PJ, com o auxílio de especialistas oriundos de diversas regiões, entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016.

Destes encontros nasceu um grupo de estudos internacional que assumiu grandes temas emergentes para análise, elaborando uma síntese realista e articulada relativa à Família, depois de estudar a realidade dos diferentes contextos da primeira etapa (março de 2016).

A análise do contexto inspetorial e local,por meio de uma consultoria dirigida a todas as Inspetorias, um questionário com o qual os Conselhos Inspetoriais se têm confrontado sobre a pastoral e o acompanhamento das famílias na própria realidade (junho-fevereiro de 2017), são algumas das motivações pata a convocação do Congresso Internacional PJ e Família, cujo objetivo é aprofundar as atuais orientações da Igreja e da Congregação sobre a Família, partilhar os desafios e as oportunidades educativo-pastorais e construir experiências para a reflexão e a ação no interior da Comunidade Educativo-Pastoral.

O Congresso será um espaço de participação e representação de todas as Inspetorias, e cada uma delas terá um número preciso de participantes (o número exato se pode achar na página “destinatários”, do site. Por isso, são convidados leigos e religiosos empenhados com as famílias na área da PJ Salesiana, a fim de que possam realmente ajudar a promover e reforçar diversos processos pastorais, em favor da Família como sujeito e destinatário da pastoral salesiana.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Delegado de PJ de cada Inspetoria.

Algumas datas importantes indicam as etapas de aproximação ao Congresso-Encontro:

- 28 de março-31 de julho de 2017: período de inscrição e pagamento;

- 1º de agosto-30 de setembro de 2017: inscrição nas atividades (laboratórios sobre boas práticas e laboratórios “Mini Curso”) e credenciamento.