notícias da pastoral

Festividades de Nossa Senhora Auxiliadora pelo Brasil Nossos Eventos
Fotos: Divulgações

No dia 24 de maio, a Igreja celebra o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora, aquela a quem Dom Bosco escolheu como mestra da Congregação Salesiana. O Santo dos Jovens viveu numa época de luta entre o poder civil e o eclesiástico, por isso, Nossa Senhora foi colocada à frente da obra educacional de Dom Bosco para defendê-la em todas as dificuldades.

 

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um santuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos. A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe unirá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi "Ela (Maria) quem tudo fez", quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), congregação por ele fundada juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão. Escreveu Dom Bosco: "A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso"

 

É neste contexto histórico que as casas salesianas de todo o Brasil, respeitando as orientações de biossegurança e combate a COVID-19, celebram a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Conheça:

 

O início da manhã desta segunda-feira (24) foi marcado pela celebração eucarística, em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, no Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte (CE). A solenidade foi presidida pelo Pe. Raimundo Nonato, diretor geral da Obra Salesiana local, e os estudantes puderam participar, de forma virtual, através das salas de aula. As comemorações pela Mãe Auxiliadora iniciaram no dia 15 de maio, com a novena em honra a patrona da Família Salesiana. As famílias da escola, juntamente com os colaboradores, participaram do momento que aconteceu através do Instagram da instituição. “Durante os nove dias convidamos uma família de algum segmento da escola e colaboradores, para que rezássemos, pedindo as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora sobre todos nós”, declarou o coordenador do setor de Pastoral, Pedro Xavier

 

  

 

Nesta segunda-feira (24), foi realizada a Santa Missa em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração foi presidida pelo diretor do Colégio Salesiano de Aracaju (SE), Pe. Arlan Braga e concelebrada pelo Pe. Valdemir Augusto, além do convidado Pe. Carlos Alberto (SDB). A missa contou com poucos presentes por causa das orientações de combate à COVID-19, porém a celebração também foi muito comentada e repercutida pelos fiéis que assistiram a live em casa, atingindo mais de mil visualizações no canal de YouTube.

 

O Ensino Fundamental I foi representado pelas estudantes Letícia e Giovanna, que apresentaram uma coreografia de dança inspirada no ballet clássico, acompanhadas pela professora de ballet, Vanessa Junqueira. O Ensino Fundamental II convidou a psicóloga Maria Cristina Cavalcante, que interpretou a música “Ave Maria” cantado em latim. Já os estudantes da terceira série do Ensino Médio interpretaram as músicas durante a celebração e realizaram a coroação de Nossa Senhora.

 

 

 

Colégio Salesiano Dom Bosco e o Instituto Maria Auxiliadora (IMA), ambos em Rio do Sul (SC), realizaram, na noite do domingo (23), a tradicional Missa de Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora na catedral São João Batista. A celebração foi presidida pelo Salesiano, Pe. Sérgio Ramos de Souza. A coroação é um momento muito significativo para ambas as escolas, pois todo o ato é conduzido pelos alunos do Ensino Médio que já vivenciam o sentimento de despedida das escolas.

 

  

 

Diante de tempos em que reunir pessoas em oração exige da Igreja novas alternativas, a Associação Missionária Amanhecer (AMA) se reinventa e utiliza da criatividade e de recursos tecnológicos para estar mais perto das pessoas na Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Este ano, foi realizada uma Romaria virtual e o Show Musical Mariano, por meio da parceria entre o Pe. João Carlos e a AMA.

 

Para quem não conhecia o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, na Colônia dos Padres, em Jaboatão dos Guararapes (PE), esta foi uma oportunidade de imergir no universo da espiritualidade salesiana. A Romaria Virtual, apresentada em forma de live nas redes sociais, mostrou, em alguns minutos, uma experiência daquele lugar tão impressionante em suas belezas e riquezas espirituais e de serviço. As visitas à Casa de Dom Bosco, à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e à Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, construída sobre uma grande rocha, conseguiram dar às pessoas a sensação de serem transportadas para lá. A romaria virtual marcou o encerramento da novena que a associação iniciou, neste mesmo horário, no dia 15 de maio. Já no dia 24 de maio, dedicado à mãe Auxiliadora, para fechar com chave de ouro as atividades, o Pe. João Carlos realizou mais uma live nas redes sociais. Desta vez, aconteceu o Momento Musical Mariano. Com um repertório dedicado a Nossa Senhora.

 

  

 

Fonte: RSB-Comunicação, com o apoio das assessorias de comunicação das casas salesianas citadas