notícias da pastoral

III ENCOPAS e II Seminário Nacional da Pastoral Juvenil Nossos Eventos
Foto: Divulgação

De 08 a 10 de abril, em formato 100% on-line, aconteceu o III ENCOPAS e II Seminário Nacional da Pastoral Juvenil. O evento contou com o tema “Comunidades Salesianas: Geradoras de vida, de fé e de discernimento vocacional nas realidades juvenis” e teve como destinatários os inspetores, diretores de escolas e obras sociais, coordenadores inspetoriais de pastoral, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos, jovens da AJS e grupos da Família Salesiana.

 

O encontro em forma de Webinar buscou promover reflexões sobre como as comunidades educativo-pastorais salesianas podem despertar e gerar nos jovens o encantamento pela vida, à luz da Christus Vivit; além de compartilhar testemunhos de jovens e educadores sobre as contribuições salesianas em meio a juventude; ampliar as compreensões e visões acerca da cultura vocacional; evidenciar a Escola Vocacional e promover reflexões sobre os processos vocacionais segundo os ensinamentos do Papa Francisco.

 

O encontro foi aberto, na quinta-feira (08), com um momento de acolhida e oração, além do Bom Dia comandado pela Ir. Runita Borja e Pe. Miguel A. Garcia. Dois jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), hoje, formandos no Instituto e na Congregação, apresentaram suas próprias experiências respondendo à pergunta “Como a Comunidade Salesiana transformou o sentido da minha vida?”. Depois do intervalo musical, Dom Eduardo Pinheiro apresentou o tema “Como as Comunidades Salesianas podem ajudar os jovens a se encantarem pela vida, à luz da Christus Vivit?”. Em seguida, houve um momento dedicado às ressonâncias da apresentação e perguntas. As Diretorias Executivas da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), Ir. Adair Aparecida Sberga e Ana Paula Costa e Silva, encerraram o primeiro dia de trabalho com uma palavra do Pe. Wagner.

 

No segundo dia do evento, sexta-feira (09), o tema em pauta foi “Cultura vocacional: propulsora do encantamento pela vida”, tendo a apresentação comandada pelos Inspetores Referentes para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), Ir. Nilza Fátima de Moraes e Pe. Justo Piccinini. O dia ainda contou com uma discussão sobre o tem: “Como a sua missão educativa ajuda aos jovens a se encantarem pela vida?” e com momentos de partilha da atuação do Comissão Nacional da Pastoral Juvenil Salesiana (CNPJS) e do Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana (CNAJS).

 

No terceiro e último dia do evento, sábado (10), o Pe. Ronaldo Zacharias comandou a apresentação com o tema “Iluminação, a partir da Christus Vivit, para ressignificar a Cultura Vocacional nas Comunidades Educativo-Pastorais Salesianas”, seguido do Pe. Roque Luiz Sibioni que falou um pouco do Projeto FEST. Houve ainda um momento de definição dos Compromissos para Ressignificar a Cultura Vocacional nas Comunidades Educativo-Pastorais Salesianas e, após o intervalo, aconteceu o painel “Escolas e Obras Sociais em Pastoral”, seguido de uma síntese dos compromissos e a avalição do evento.

 

RSB-Comunicação