notícias da pastoral

Esperança, Atuação Juvenil e União no Conselho Da AJS AJS
Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

União foi a palavra que definiu o primeiro Conselho Interinspetorial da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste. O encontro, que foi realizado pelas Inspetorias São Luiz Gonzaga (SDB) e Maria Auxiliadora (FMA), contou com a presença de cerca de 80 pessoas, entre elas, padres, religiosos, jovens e adultos que acompanham a caminhada juvenil salesiana nos nove estados da região. Em meio a pandemia do novo coronavírus, o evento, que todos os anos é realizado de forma presencial na Colônia dos Padres, em Jaboatão dos Guararapes (PE), precisou ser realizado de forma on-line, no último sábado (20). Apesar das dificuldades, a força e o protagonismo juvenil salesiano deram o tom da atividade remota.

 

O encontro começou com uma animação realizada pela jovem da AJS Paulo Afonso (BA), Clívia Andrade. A saudação dos participantes foi feita por meio de músicas salesianas que reforçaram o amor de São João Bosco e de Madre Mazzarello pela juventude. Após as boas-vindas, o reitor do Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, em Salvador (BA), Pe. Magno Carvalho, realizou uma formação com a temática voltada para Evangelho dos discípulos de Emaús. Em sua fala, o salesiano ressaltou a importância dos encontros que fazem brotar a vida.

 

“Esse encontro foi muito animador, primeiro pelo reencontro. A alegria de rever companheiros de caminhada na AJS, a animação própria do carisma. E, em segundo lugar, as belas palavras de partilha e a formação. Meu desejo é que juntos possamos construir uma AJS viva e contagiante”, afirmou o coordenador da AJS Matriz de Camaragibe (AL), Sávio Cavalcante.

 

“Dentre tantas coisas boas, um ponto positivo desse nosso primeiro conselho foi que foram expostas, de maneira nítida e sincera, as perspectivas para a AJS no ano de 2021 sem perder a fé e a esperança. Que Deus abençoe a nossa missão”, disse a coordenadora da AJS Lajedo (PE), Denise Rocha.

 

Na segunda parte do encontro, o coordenador da AJS Nordeste, Pe. Daniel Brandão, juntamente com a delegada da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Claudiane Cavalcante, repassaram alguns pontos que serão prioridades na AJS em 2021. Entre eles, a formação dos jovens foi pauta. Em 2021 a articulação juvenil realizará os Encontros Regionais divididos por polo. Ao todo, serão seis momentos formativos que incluirão os conselheiros locais de acordo com a data específica para cada polo. Até o fim do ano, a AJS Nordeste realizará seis formações com as lideranças.

 

“Foi uma noite de muita esperança. Rever tantos jovens nos aproximou nesse tempo de distanciamento, aquecendo nossos corações. Contar com a presença dos salesianos e salesianas que acompanham de forma local os seus grupos e conselhos, renova em nós o sentimento de pertença, de que não estamos sós. Sem dúvidas, precisamos de uma AJS nova para esses novos tempos que enfrentamos. Agradeço imensamente a cada um que se doa para que a nossa AJS Nordeste seja verdadeiramente sinal de esperança na vida de tantos jovens”, pontuou o coordenador da AJS Nordeste da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. Daniel Brandão.

 

“Esse encontro tem uma grande importância para o fortalecimento da AJS aqui no Nordeste. Além de favorecer uma interação entre os grupos, contribui para trilharmos uma caminhada com maior sentido de unidade e de pertença, compartilhando experiências que nos motiva a abraçar ainda mais a Espiritualidade Juvenil Salesiana”, ressaltou a delegada da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Claudiane Cavalcante.

 

Além disso, a comunicação da AJS será outra prioridade neste ano. Com a mudança da identidade da articulação no país proposta pelo Conselho Nacional da AJS, o salesiano Gabriel Ferreira, que é o idealizador da nova marca, apresentou para os conselheiros as regras de como usar o novo emblema. Todos puderam tirar as dúvidas de como usar a identidade visual na sua realidade local e receberam um arquivo com as aplicações corretas para usarem daqui para frente. A ideia recebeu diversos elogios dos jovens e religiosos presentes na reunião.

 

“O Conselho Interinspetorial da AJS Nordeste foi sempre um momento muito esperado. Neste ano, ainda no contexto da pandemia, pudemos experimentar a alegria da espiritualidade que une a todos. Agradeço ao Pe. Daniel e o encorajo em sua nova missão e agradeço também a cada um pelo empenho e testemunho em levar adiante nossa missão comum em meio a esta situação tão desafiadora”, frisou o delegado da Pastoral Juvenil, Pe. Francisco Inácio Vieira.

 

No fim do encontro, após as palavras de gratidão do delegado da Pastoral Juvenil da Inspetoria São Luiz Gonzaga, Pe. Francisco Inácio Vieira, o Pe. Daniel Brandão presenteou os participantes com uma canção reforçando que, mesmo em tempos difíceis, ter esperança é o melhor remédio para curar a angústia, a incerteza e o desânimo causado pela pandemia. Após a música, o padre abençoou e agradeceu a todos os participantes pelo compromisso e pela missão na AJS Nordeste. O próximo conselho da articulação está marcado para o dia 21 de agosto de 2021.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga