notícias da pastoral

Primeira Reunião dos Delegados Inspetoriais para a Animação Missionária Geral
Foto: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga

No dia 3 de março, aconteceu a primeira reunião dos Delegados Inspetoriais para a Animação Missionária (DIAMs). Participaram o Pe. Sérgio Ramos de Souza (BPA), coordenador regional, Pe. Rafael Galvão Barbosa (BSP), Pe. Wagner Luís Galvão (BCG), Pe. Romeu do Nascimento Dias (BBH) e o Pe. Daniel Neri Brandão (BRE).

 

Após partilha das iniciativas missionárias de cada inspetoria, aprofundou-se algumas questões referentes ao Voluntariado Missionário, apontando alguns critérios para cadastro das casas que podem acolher os jovens que se sintam chamados a realizar tal experiência, e dando início a um esboço do itinerário de formação que esses jovens precisarão percorrer antes, durante e depois do período de voluntariado.

 

A inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga possui um projeto inicial para a animação missionária que está em fase de ajustes, mas algumas iniciativas já começam a acontecer. Para reacender a missionariedade, própria do carisma da Congregação Salesiana, incentiva-se a leitura do informativo mensal “Caglieiro11”, a unidade de oração com as intenções do Papa Francisco e da Congregação a cada dia 11 do mês, a celebração do Dia Missionário Salesiano (DMS), a leitura das publicações semanais de artigos relacionados às missões no “Nordeste Hoje” e o cadastro de jovens e famílias para experiências missionárias nos próximos meses.

 

A animação missionária visa formar e informar o povo de Deus para manter viva em todo cristão a paixão de tornar Jesus conhecido e pregar o Evangelho, promover as vocações missionárias e suscitar cooperação para a evangelização (Cf. Redemptoris Missio, 83).

 

E você? Já pensou em doar um mês, seis meses ou um ano de sua vida em um voluntariado missionário?

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga