notícias da pastoral

Estudo sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 AJS
Encontros foram pensados pela AJS Caetés e seguem até o dia 17 de março, após a missa dominical

Jovens e adultos da Paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima (PE), estão participando de encontros sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2021. As reuniões estão sendo conduzidas pelo Pe. Antonio João Neto, SDB, e vêm despertando nas pessoas a vontade de aprender sobre a temática abordada neste ano: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. O estudo foi pensado pela Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Caetés.

 

A formação foi dividida em quatro encontros. O primeiro foi realizado no dia 23 de fevereiro, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Caetés II, e o segundo no domingo (28), na igreja matriz de São João Bosco, em Caetés I. Os participantes do estudo têm como referência o livro idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Nordeste 2. No material, as pessoas podem consultar o objetivo da CF, perceber quais são os reais motivos para a realização do projeto quaresmal e debater soluções para o problema social. Além disso, o paroquiano que adquirir o livro pode também celebrar a via-sacra com a comunidade ou com os familiares neste tempo de pandemia.

 

O Pe. Antonio acredita que a realização da formação é um espaço para debater novas ideias e propagar o amor de Jesus Cristo na sociedade. “É fundamental que a nossa AJS e toda a comunidade tenha mais conhecimento do que nos pede a Igreja nesse tempo importante da Quaresma. Por isso, as formações são muito válidas e, certamente, os ajudarão nesse caminho de conversão, além de esclarecer as questões levantadas – muitas delas, baseadas em fake news – a respeito do que nos fala a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021”, afirma.

 

A próxima formação acontecerá no domingo 14 de março após a Santa Missa da manhã na igreja matriz. Todos os encontros de estudo da CF estão sendo transmitidos pelo Facebook e pelo canal do YouTube da Paróquia São João Bosco, Caetés, pela Pastoral da Comunicação (Pascom).

 

 Sobre a Campanha da Fraternidade 

 

A Campanha da Fraternidade é um projeto idealizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa do Senhor. A cada cinco anos, é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs, por meio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade trazendo como reflexão um problema concreto que envolve os brasileiros, buscando caminhos de solução.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga