notícias da pastoral

2021 – Ano dedicado ao Pe. Paulo Albera Geral
Mostra virtual no Museu Casa Dom Bosco sobre Pe. Paulo Albera

O Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, proclamou 2021 o ano dedicado ao Pe. Paulo Albera, o II Sucessor de Dom Bosco, pelo primeiro Centenário de sua morte, ocorrida em Turim, no dia 29 de outubro de 1921. 

 

Numa entrevista de doze minutos, o Sr. Paulo Vaschetto (SDB), especialista em história salesiana na UPS e conhecedor da figura e obra do Pe. Albera, oferece uma primeira abordagem, concisa e interessante, acerca de sua vida.

 

O Pe. Albera foi o fundador da obra salesiana na França, onde era conhecido como “o pequeno Dom Bosco”, por sua afabilidade, gentileza e espírito de iniciativa. Como membro do Conselho Geral e representante do Pe. Miguel Rua, que foi o I Sucessor de Dom Bosco, visitou as presenças salesianas em muitas regiões do mundo. Memorável foi sua viagem de três anos, para visitar as comunidades salesianas em todas as casas da América, desde o extremo sul, na Terra do Fogo, até Nova Iorque. 

 

Quando, como Reitor–Mor, se viu com a metade da Congregação diretamente envolvida na I Guerra Mundial – perto de 1.500, sobre 3.000 religiosos, chamados às armas, para serviços auxiliares e também para a linha de frente – o seu coração paterno achou um modo para acompanhar aqueles salesianos mediante uma correspondência intensa e personalizada. Ainda hoje existem muitas das cartas que lhe chegaram do front. Pe. Albera soube guiar com grande generosidade e sacrifício a Família Salesiana a cuidar dos tantos órfãos, qualquer que fosse a sua nacionalidade.

 

O segundo sucessor de Dom Bosco também inspirou e participou de numerosos congressos de Ex-Alunos e Salesianos Cooperadores e ainda deixou o tesouro precioso dos seus diários espirituais, escritos não somente em italiano, mas também em francês e, surpreendentemente, também em inglês, o que permite a todos que os leem entrar em sintonia com a fineza e a profundidade espiritual desse menino de Dom Bosco e colega de Miguel Magone, um dia feito seu Sucessor. Foi um grande mestre de espírito, ao lado dos outros “pais fundadores” salesianos. 

 

O Sr. Vaschetto, por muitos anos missionário na Nigéria e em Gana (África), e agora em Roma para um doutorado em História Salesiana, descobriu em sua pesquisa no Arquivo Central Salesiano da Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), em Roma, um verdadeiro tesouro de fotos e documentos: com eles foi montada a mostra sobre o Pe. Albera, a qual será oficialmente inaugurada pelo Reitor-Mor no dia 30 de janeiro de 2021, no Museu Casa Dom Bosco, em Valdocco, porém já visitável on-line no site do Museu.

 

Está em preparação um volume de natureza divulgativa, cuidado pelo Pe. Aldo Giraudo (SDB), para tornar conhecida a vida e o patrimônio carismático espiritual do Pe. Albera, junto com uma breve antologia de seus textos mais significativos que logo estará disponível em italiano, espanhol, francês, inglês e português.

 

Para conferir a entrevista completa do Sr. Paulo Vaschetto, também disponível em língua portuguesa, acesse o ANSChannel ou o canal oficial dos SDB no YouTube.

 

Fonte: ANS