notícias da pastoral

Estreia 2021 Nossos Eventos
A Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana vem aí para aprofundar o tema da Estreia 2021

"Desde os primeiros anos da sua obra, por volta de 1849, Dom Bosco começara a dar, pelo fim do ano, uma Estreia a todos os seus jovens em geral e outra a cada um em particular. A primeira consistia em normas a seguir para o bom andamento do ano que estava para começar. A segunda era uma máxima ou conselho adaptado à necessidade e à conduta de cada um." (Memórias Biográficas de São João Bosco, volume III, p. 617).

 

Seguindo a tradição deixada pelo próprio Dom Bosco, anualmente, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, divulga a Estreia e aprofunda seu significado durante os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana. Este ano, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, por causa da pandemia da COVID-19, o evento, nomeado de Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, será totalmente on-line, contando com a participação da Família Salesiana (FS) de todo o mundo para aprofundamento da Estreia 2021 que, este ano traz o tema: “Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21,5)”, símbolo da resposta salesiana à situação atual gerada pela pandemia.

 

Em cada dia, no período da manhã, das 9h às 10h30, a Programação Comum será transmitida pelo Facebook da Agência de Notícias Salesianas – ANS, com traduções para a língua local, enquanto, no período da tarde, das 14h às 16h30, a Programação Local (Brasil) ocorrerá em uma sala específica na plataforma Zoom, para a qual os inscritos serão direcionados automaticamente ao acessar a página do evento.

 

A Programação Local (Brasil) da Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana é organizada pela Rede Salesiana Brasil (RSB), através do Centro Salesiano de Formação (CSF), com a coordenação de Ana Paula Costa e Silva, também diretora executiva da RSB-Escolas.

 

“A Estreia é um verdadeiro programa espiritual e pastoral. Ela nos ajudará a fortificar nossa identidade salesiana, revigorar nossa comunhão de mente e coração, inserir-nos na Igreja como ‘discípulos e apóstolos’ para a construção do Reino e a transformação do mundo. O Reitor-Mor, Pe. Ángel, nos deu um agradável presente pelo valor que a Estreia tem em nossa tradição salesiana desde os tempos de Dom Bosco, pelo tema escolhido que interessa à nossa vida, à nossa missão e à nossa capacidade de superar os tempos difíceis e atípicos. Serão os dias oportunos da integração e convivência dos 15 grupos da Família Salesiana que existem no Brasil, juntamente com os mais de 100 grupos da FS no mundo. Até o dia 14/01, estamos no período das inscrições dos grupos que participarão do evento. Que a Virgem Auxiliadora nos guarde fortes na unidade e no testemunho de comunhão”, diz Pe. Waldomiro Bronakowski, diretor executivo da RSB e RSB-Social, juntamente com a Ir. Silvia Aparecida da Silva.

 

Inscreva-se e confira a programação completa da Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana clicando aqui.

 

Fonte: RSB-Comunicação