notícias da pastoral

Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana Nossos Eventos
Pôster oficial da Estreia 2021

A Jornada de Espiritualidade da Família Salesiana, também conhecida como Dias da Espiritualidade da Família Salesiana, vem para aprofundar a mensagem que o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, confia à Família Salesiana (FS) com a Estreia. A Jornada acontece anualmente no formato presencial, porém, devido às imposições de distanciamento social causadas pela pandemia da COVID-19, este ano, a Jornada da Espiritualidade da Família Salesiana acontecerá na modalidade virtual, nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, com inscrições abertas até o dia 14/01/2021 para todos os grupos da FS. A Programação Comum será realizada das 9h às 10h30 e a Programação Local ocorrerá das 14h às 16h30.

 

Todos os grupos da Família Salesiana são convidados a participar ativamente deste grande evento que, por estar em formato virtual, possibilitará um alcance mundial, proporcionando oportunidades como momentos com o próprio Reitor-Mor da Congregação Salesiana, o qual apresentará a Estreia 2021 no 1º dia do evento; uma visita virtual à Casa Museu Dom Bosco de Valdocco, sendo esse um momento muito esperado em que todos, sem sair de casa, poderão visitar a casa em que Dom Bosco viveu; testemunhos e experiências da Família Salesiana; reflexões e atividades em grupo; além de uma missa presidida pelo próprio Pe. Ángel, que ocorrerá no 3º dia do evento.  

 

Todos os três dias de evento acontecerão virtualmente. Em cada dia, no período da manhã, das 9h às 10h30, a Programação Comum será transmitida pelo Facebook da Agência de Notícias Salesianas – ANS, com traduções para a língua local, enquanto, no período da tarde, das 14h às 16h30, a Programação Local (Brasil) ocorrerá em uma sala específica na plataforma Zoom, para a qual os inscritos serão direcionados automaticamente ao acessar a página do evento.

 

Inscreva-se e confira a programação completa clicando aqui.

 

Sobre a Estreia 2021

 

Anualmente, o Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Ángel Fernández Artime, após conversa com os diversos Inspetores, ouvindo suas necessidades, e depois de debater com os membros do Conselho Geral, com os líderes da Família Salesiana e os Salesianos da Sede Central, elabora o tema da Estreia que será o norteador das ações da Família Salesiana naquele ano. O tema da Estreia para 2021 é “Movidos pela esperança: ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21,5)”, símbolo da resposta salesiana à situação atual gerada pela pandemia.

 

"Pensando na mensagem que pode nos unir como Família Salesiana neste ano de 2021, é impossível não levar em conta que, durante muitos meses, em maior ou menor grau, o mundo, todas as nações, permaneceram, se não paralisadas (embora muitas estejam), certamente bloqueadas”, diz o Reitor-Mor no início de seu texto de apresentação da Estreia. Ao mesmo tempo, “nossa mensagem enfatiza e reafirma que, diante desta dura e dolorosa realidade, com suas pesadas consequências, continuamos a ter a certeza de sermos movidos pela esperança: porque Deus, em seu Espírito, continua a fazer ‘novas todas as coisas’”.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações da ANS