notícias da pastoral

Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2021 Nossos Eventos
Pe. Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS)

No contexto de uma pandemia que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, falar de esperança pode parecer uma contradição; pensar em fazê-lo, envolvendo milhares de pessoas, soa ainda mais incoerente. Mas, talvez se trate apenas de seguir os passos de um sonhador, Dom Bosco. Por este motivo, o Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS), Pe. Joan Lluís Playà, confirma: “Os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2021 (DEFS 2021) se farão”.

 

Confira a entrevista que o Pe. Joan Lluis concedeu à equipe da Agenzia Info Salesiana (ANS) sobre os DEFS 2021:

 

Pe. Joan Lluis, quando, onde e, sobretudo, como será feita a 39ª edição dos DEFS 2021?

 

Os DEFS se realizarão durante o final de semana dos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2021 e, se as condições do momento o permitirem, a Missa no Encerramento e alguns dos eventos ao vivo serão realizados em Turim-Valdocco. De qualquer modo, o formato da vivência será aquele ao qual já nos acostumamos nesta conjuntura: à distância, mas em comunhão.

Para os dias 15 e 16, estão previstos dois momentos: um em comum para todos, que poderá ser acompanhado em streaming, ao vivo, de todo o mundo e que, por motivos de fuso horário, ocorrerá entre 13h e 15h30, hora italiana (UTC + 1); e um momento regional, no qual os vários Centros de Coordenação, que estão se organizando graças ao material fornecido pelo Secretariado da FS e às iniciativas individuais que considerarem adequadas às suas realidades, poderão completar a oferta diária.

 

Por fim, no domingo, haverá a Santa Missa do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, e um momento de encerramento, ao vivo, para todos. Os Centros de Coordenação Regional que desejarem poderão oferecer outras atividades.

 

É possível traçar um programa para os momentos comuns?

 

No primeiro dia, teremos certamente a apresentação dos DEFS, a apresentação da Estreia pelo Reitor-Mor e um comentário sobre o tema, feito por Dom Derio Olivero, Bispo de Pinerolo. No segundo dia, nos concentraremos principalmente na partilha dos "testemunhos de esperança" vividos na FS, ouviremos sobre como membros de diferentes grupos e países souberam trazer esperança em tempos de pandemia. Eles falarão, por meio de vídeos, aos jovens de todo o mundo e nos lembraremos das testemunhas credíveis de esperança em tempos difíceis.  Porque não podemos esquecer, acima de tudo, o significado dos DEFS em geral, e destes em particular.

 

E qual é este significado?

 

Os DEFS servem para aprofundar a mensagem que o Reitor-Mor confia à Família Salesiana com a Estreia. Este ano o tema é "Movidos pela esperança" - Faço novas todas as coisas (Ap 21,5)", e os Dias visam, em particular, a tomada de consciência do grande valor da esperança no carisma salesiano.

 

Esta organização, que é uma novidade deste ano, motivada originalmente pela pandemia, creio que servirá para envolver muito mais pessoas do que nos anos anteriores e fazer com que todos sintam a realidade ativa e difundida da FS no mundo. Em suma, respondemos à globalização da pandemia com a globalização da esperança e do espírito salesiano. E o fazemos porque estamos enraizados na Fé, que, como nos diz e recorda a Estreia, o Senhor "faz novas todas as coisas".

 

Por fim, como participar de forma prática?

 

Para o programa comum, não há necessidade de inscrição prévia. Basta acessar a página do Facebook  de ANS nos horários indicados. Já para participar do programa regional, os interessados ​​deverão cadastrar-se nas respectivas plataformas, cujos endereços serão em breve disponibilizados pelos mesmos Centros de Coordenação regionais.

 

Fonte: ANS