notícias da pastoral

Dia Nacional da Juventude 2020 Geral
Tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema: “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17)

Anualmente, no último domingo de outubro, a Igreja do Brasil celebra o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este ano, a celebração acontece no domingo (24) e traz como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e lema: “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24 – 15,17). Com inspiração na Campanha da Fraternidade, este ano o DNJ convida os jovens a celebrar a vida enquanto Dom e Compromisso: Dom porque veio de Deus; Compromisso porque d’Ele se recebe o chamado, a missão. A vida do jovem é Dom e é Compromisso. 

 

Em razão da pandemia da COVID-19, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2020 será celebrado de uma maneira diferenciada. Apesar de a data ser fixada em 25 de outubro, cada diocese tem a oportunidade de escolher o melhor momento para celebrá-la considerando sua realidade local.

 

O que é o DNJ?

 

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos, em todo o país, organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. O DNJ quer celebrar a vida dos (as) jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a Pessoa e a Mensagem de Jesus Cristo.

 

Por que celebrar o DNJ?

 

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas. A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão seqüência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade, e que nortearam as atividades permanentes do Setor Juventude da CNBB (Semana da Cidadania e do Estudante).

 

Fonte: jovensconectados.org.br/dnj e Juventude CNBB