notícias da pastoral

Projeto AMA Entrega 6 Poços Artesianos para Aldeias no MT Geral
Ação busca dar suporte técnico ao trabalho dos salesianos que atuam nas missões com os povos indígenas, de modo especial com as etnias Xavante e Boe-Bororo

O projeto Assistência Missionária Ambulante (AMA) entregou, nesta semana, mais 6 poços artesianos às aldeias de Campinápolis e Aldeia Corpo de Cristo.

 

O AMA é um departamento da Missão Salesiana de Mato Grosso, liderado pelo Salesiano Ir. Alois Würstle, que visa dar suporte técnico ao trabalho dos salesianos que atuam nas missões com os povos indígenas, de modo especial com as etnias Xavante e Boe-Bororo.

 

Os indígenas geralmente constroem suas aldeias à beira dos pequenos córregos que, às vezes, secam na época do ano em que quase não há chuvas e, quando chove, a água fica muito barrenta. Comumente, é a água desses rios e córregos que os indígenas usam para beber e cozinhar, com maior ou menor qualidade, dependendo da região. Em algumas aldeias, há casos gravíssimos de falta d’água. Por isso, a assistência constante da equipe do projeto AMA, é fundamental nessas comunidades.

 

A Aldeia Corpo de Cristo, por exemplo, sofria com a falta de água há mais de 3 anos, foi necessária a perfuração de mais de 40 metros abaixo do solo para a instalação do poço. Ao todo, mais de 50 famílias foram beneficiadas pelo projeto dos poços artesianos.

 

Fonte: Missão Salesiana do Mato Grosso