notícias da pastoral

AJS Conectada Discute Vocação  AJS
AJS Conectada contou com a presença de religiosos, irmãos consagrados e leigos das Inspetorias São Luiz Gonzaga e Maria Auxiliadora

O fim de agosto foi muito especial para os integrantes da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) Nordeste. No último sábado (29), foi realizada a estreia da segunda temporada da AJS Conectada. Com o tema “Amados e chamados por Deus”, jovens de diversas casas das Inspetorias São Luiz GonzagaMaria Auxiliadora debateram sobre a importância da vocação. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, atividades virtuais estão movimentando as articulações locais. Aplicativos de reuniões e redes sociais são espaços que propagam o carisma salesiano para centenas de jovens.

 

Além de ser um espaço de convivência, os participantes puderam conhecer a caminhada vocacional dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), dos Cooperadores, da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e dos leigos que dedicam a sua vida à família e à Igreja. A conversa livre e a troca de experiências entre os adultos e os jovens mostraram a importância da presença da Família Salesiana no Nordeste brasileiro. “A AJS Conectada é uma experiência que tem fortalecido bastante a caminhada da juventude salesiana aqui na região. É muito bonito ver o entusiasmo e o engajamento dos jovens que se sentem chamados e comprometidos a revelar ao mundo o rosto jovem da Igreja Católica”, afirmou a delegada da Pastoral Juvenil da Inspetoria Maria Auxiliadora, Ir. Claudiane Cavalcante.

 

Todos os encontros serão realizados pela plataforma do Google Meet, às 20h, no último sábado de cada mês. A proposta do projeto é fazer com que dois jovens preparem o encontro e animem as casas para participar. A AJS Conectada é um projeto que nasceu em uma reunião com integrantes da articulação da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em João Pessoa - PB, e abraçada pelos integrantes do conselho da AJS Nordeste. A atividade vem transformando a vida de vários jovens neste tempo de isolamento social.

 

“Enquanto jovem salesiana, o distanciamento social causou-nos tristeza, inquietação e angústia, pois somos acostumados a estarmos no pátio com os outros jovens, crianças e adolescentes. A AJS Nordeste lançou para nós uma proposta fantástica, a qual é um momento de reencontro, de alegria, de fortalecimento, de afeto e de família”, explicou a jovem da AJS Juazeiro do Norte – CE, Carol Ferreira.

 

Para o coordenador da AJS Nordeste, Pe. Renato Jorge, o projeto superou as expectativas e aproximou diversos jovens na caminhada da Pastoral Juvenil Salesiana. “O retorno da AJS conectada, mais uma vez, superou os nossos planejamentos. É sempre muito bom ver a AJS, alegria dos jovens, e o compromisso que eles têm uns com os outros. Mesmo diante de toda a situação delicada que estamos vivendo por conta desta pandemia, sentimos a presença de Deus muito forte na vida destes jovens”, avaliou.

 

FJS EM CASA – Todos os anos, o Festival da Juventude Salesiana (FJS) movimenta as casas dos salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora. Centenas de jovens participam de três dias intensos de atividades religiosas e culturais. Em 2020, por conta da pandemia, o evento presencial será migrado para as plataformas digitais. Uma live no canal do YouTube da Inspetoria Salesiana do Nordeste marcará a realização do encontro, que, há 25 anos, espalha e incentiva o carisma salesiano e o protagonismo juvenil nos participantes, baseados na vida e na obra de São João Bosco e de Madre Mazzarello.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga