notícias da pastoral

Boa-Noite do Reitor-Mor sobre a última Sessão Plenária do Sexênio Nossa Agenda
"Fizemos a vontade de Deus animando a Congregação no estilo de Dom Bosco"

Na última quinta-feira (23), o Conselho Geral da Congregação Salesiana reuniu-se pela última vez neste sexênio e, ao final da reunião, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, presidiu a última Missa do Conselho Geral. "Durante esta última celebração nos aposentos (‘Camerette’) de Dom Bosco – comentou – nasce, do fundo meu coração, o agradecimento a Deus por estes seis anos de trabalho a serviço de Deus e dos jovens".

 

Durante a Missa, concelebrada pelo Pe. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, e pelo Pe. Timothy Ploch, Conselheiro para a Região Interamérica, o X Sucessor de Dom Bosco expressou toda a sua emoção pelo trabalho realizado durante os seis anos: “Devemos estar alegres, sentir-nos felizes e ser muito gratos a Deus pelo trabalho que realizamos, como Conselho, para animar as comunidades salesianas. Estivemos a serviço de Deus".

 

Segundo as Constituições Salesianas, "o Conselho Geral colabora com o Reitor-Mor na animação e no governo da Congregação". Por esse motivo, durante a última "Boa Noite" salesiana relativa à última sessão do sexênio dada à Comunidade São José, da Sede Central Salesiana, o Pe. Ángel quis agradecer a todos os conselheiros, gerais e regionais, por terem ajudado a "identificar e estudar os problemas que interessam ao bem comum da Sociedade, a promover a união fraterna entre as Inspetorias e a garantir que a Congregação seja cada vez mais eficiente no cumprimento da missão salesiana no mundo", como também especificam as mesmas Constituições. Por outro lado, o Reitor-Mor não deixou de agradecer às equipes de cada um dos dicastérios "por seu serviço profissional e dedicado à missão".

 

Durante a tradicional "Boa-Noite", o Reitor-Mor forneceu em grandes traços o enorme trabalho das reuniões do Conselho Geral da atual e última sessão plenária de inverno e do sexênio (2 de dezembro de 2019–24 de janeiro de 2020).

 

Assim, foram nomeados os Superiores para as seguintes Inspetorias e Visitadorias:

 

Argentina Sul (ARS)

Brasil-Campo Grande (BCG)

Brasil-Porto Alegre (BPA)

Brasil-Belo Horizonte (BBH)

Índia-Calcutá (INC)

Índia-Tiruchy (INT)

Áustria (AUS)

Eslováquia (SLK)

Hungria (UNG)

República Tcheca (CEP)

Polônia-Cracóvia (PLS)

Espanha-São Tiago Maior (SSM)

Angola (ANG)

Moçambique (MOZ)

Venezuela (VEN)

 

Também foram nomeados 27 Conselheiros Inspetoriais e 120 Diretores de obras. Foram canonicamente erigidas 3 casas e abertas 3 novas presenças. Analisaram-se os relatórios de 9 Visitas Extraordinárias e de 33 Capítulos Inspetoriais.

 

“A jornada da Congregação tem sido uma jornada de fidelidade ao Senhor, a Dom Bosco, ao carisma e aos jovens – concluiu o Pe. Fernández Artime –. Fizemos a vontade de Deus caminhando e animando a Congregação no estilo de Dom Bosco. Esta experiência de animação deixa meu coração muito tranquilo e um sentimento de imensa e profunda gratidão pelo trabalho realizado por cada um dos Conselheiros e Coirmãos da Sede Central Salesiana".

 

Fonte: ANS