notícias da pastoral

A política do Pai-Nosso: Apresentação da Estreia do Reitor-Mor para 2020 Nossos Eventos
Pe. Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor da Congregação Salesiana e X Sucessor de Dom Bosco, apresentando, pela primeira vez, a Estreia 2020 na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

A Mensagem da Estreia representa um convite do Reitor-Mor da Congregação Salesiana a toda a Família Salesiana (FS), para que, no respeito do carisma de cada Grupo, saiba traçar novos caminhos. Este ano, em especial, a Estreia coincide com a conclusão de um sexênio (6 anos consecutivos) e aponta um legado a ser preservado e valorizado: para 2020, o X Sucessor de Dom Bosco, Pe. Ángel Fernández Artime, partiu do coração do Sistema Educativo Salesiano para ilustrar "a política do Pai-Nosso” de Dom Bosco. Hoje, sexta-feira, 27 de dezembro, ele a apresentou, pela primeira vez, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

 

"Bons cristãos e honestos cidadãos" – com este Lema, a Estreia 2020 nos imerge no Evangelho: "Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu", que todos os dias rezamos. Durante a apresentação, realizada na presença da Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das FMA com seu Conselho, do Pe. Filiberto González (SDB), Conselheiro Geral para a Comunicação Social e de outros membros da FS, o Reitor-Mor recordou as diversas maneiras e expressões por meio das quais Dom Bosco convidava a formar jovens que soubessem atuar como fermento por um mundo mais justo e humano.

 

Aprofundou em seguida, um por um, os vários domínios nos quais podemos ser bons cristãos: na vida cotidiana iluminada pela fé, no atento discernimento, no zelo apostólico e evangelizador, numa espiritualidade autenticamente salesiana, nas missões ‘ad gentes’, na ‘saída’ corajosa para as periferias e fora das próprias zonas de conforto. Da mesma forma, indicou as prioridades e os critérios necessários para viver como honestos cidadãos no mundo: testemunhando aos jovens a justiça, a solidariedade, a proteção dos mais vulneráveis, educando os jovens a que saibam exercer uma cidadania ativa e responsável a serviço da política, afastando de si todas as formas de corrupção, preocupando-se com o mundo em movimento e em migração, com o Lar Comum e com um respeito efetivo aos Direitos Humanos.

 

A Estreia para 2020 será ilustrada e aprofundada pelos responsáveis da FS nos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS), que se farão em Valdocco, Turim, em janeiro de 2020.

 

Conheça o vídeo completo da Estreia 2020.

 

Fonte: ANS