notícias da pastoral

Festas de Dom Bosco pelo Brasil Nossos Eventos
Agosto, mês de Dom Bosco: Pai e Mestre da Juventude  

Salesianos de todo o mundo celebram, no dia 16 de agosto, os 204 anos de Dom Bosco. O fundador da Congregação Salesiana que nasceu em 16 de agosto de 1815, na Itália, em uma família de camponeses católicos.

 

Mesmo diante de todas as dificuldades, João Bosco nunca desistiu. Devoto de Nossa Senhora Auxiliadora, ordenou-se sacerdote em 1841. Em Turim, fundou o Oratório de Dom Bosco, que deu início à Congregação dos Salesianos de Dom Bosco e, mais tarde, à Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, contando com a ajuda de Santa Maria Domingas Mazzarello. Faleceu em 1888, aos 72 anos de idade. Foi beatificado em 1929 e declarado santo em 1934.

 

No centenário da sua morte, em 1988, o Papa João Paulo II o nomeou “Pai e Mestre da Juventude”. Em seu trabalho pedagógico ensinou que, para educar, é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar melhores tanto os homens quanto o mundo.

 

Conheça um pouco das celebrações a Dom Bosco nas instituições salesianas do Brasil:

 

As crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Projeto Crescendo Juntos (PCJ), de Belford Roxo (RJ), participaram de uma grande gincana chamada “Nosso coração transborda amor, Dom Bosco nosso amigo e animador”. O evento se iniciou com a palavra da diretora da instituição, Ir. Maria Rita Zampiroli, a qual expressou sua emoção e fez um breve levantamento da História de Dom Bosco e como ele e Madre Mazzarello inspiram e motivam os passos de cada Filha de Maria Auxiliadora (FMA). A abertura da gincana foi realizada pela Comissão Representativa de Crianças e Adolescentes do PCJ e, em seguida, o coordenador pedagógico Stevie Santos explicou tudo que aconteceria na gincana e a pontuação de cada tarefa. Os educandos foram divididos em grupo com o objetivo de cumprir as diversas atividades propostas: reprodução da face de Dom Bosco; coreografias das músicas “Paralelos 15 e 20” e “Dom Bosco Sonhador”; além do grito de vida que deveria lembrar a herança pedagógica do fundador da família Salesiana.

 

Durante a gincana, aconteceu também um jogo de perguntas e respostas baseadas na vida de Dom Bosco. Para fechar o evento, os educandos receberam doces e muitos abraços dos educadores presentes.

 

  

 

No Colégio Salesiano Recife, a manhã foi iniciada com a celebração eucarística presidida pelo vice-diretor, Pe. Renato, que enfatizou a importância da figura de Dom Bosco no dia a dia dos alunos, professores e colaboradores. Após o momento oracional, a garotada da Educação Infantil e Fundamental I celebrou o dia com muitas brincadeiras e um delicioso lanche coletivo. Já o Ensino Fundamental II, além do lanche compartilhado, contou com momentos de brincadeiras e de muita interatividade comandados pela Pastoral, que deram um brilho especial aos corredores e pátio do colégio.

 

  

 

A obra social CCA Dom Bosco iniciou o dia com um momento de reflexão, lembrando da época em que o fundador da Família Salesiana pedia a seus meninos que cuidassem um dos outros, por isso, cada um recebeu um papelzinho com um nome de alguém do CCA para cuidar durante todo o mês ao som da Música “Minha meta é Jesus, meu jeito é Dom Bosco" (Música de Ir. Celene Couto e Marcelo Henrique). Aproveitando o dia de sol, a celebração dos 204 anos de Dom Bosco foi realizada no Instituto Teológico Pio XI. Cada criança e adolescente trouxe um doce para partilhar, formando assim uma grande mesa de guloseimas. Todos puderam aproveitar bem o dia cheio de brincadeiras, futebol, esconde-esconde, pega-pega, casinha, etc. O dia foi finalizado com um Parabéns bem animado e a partilha de doces e bolo.

 

  

 

No Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), ocorreu uma festa em homenagem ao fundador da Congregação Salesiana que contou com duas missas celebradas pelos Padres Ildelfonso Mesquita e Carlos Alberto, e concelebradas por Pe. Valdemar Pereira e Pe. Paulo Andrade. Os Padres Salesianos relembraram as características marcantes da personalidade de São João Bosco, como a integridade, simplicidade e fidelidade à graça outorgada pelo Espírito Santo. Além disso, reforçaram a importância da continuidade da missão Pastoral-pedagógica Salesiana para o bem dos jovens.

 

  

 

Na sexta-feira (16) o Colégio Salesiano Dom Bosco, de Parnamirim (RN), celebrou com muita alegria, fé e gratidão à vida e obra de São João Bosco. Pela manhã, a Equipe de Pastoral realizou acolhidas para os alunos na Capela e, à tarde, houve um momento de oração e apresentação especial no auditório, com dramatizações sobre a vida do patrono da Congregação Salesiana e muita animação durante o “Intervalo Festivo”. 

 

  

 

No Colégio Salesiano São João Bosco, em Juazeiro do Norte, o dia foi recheado de atividades recreativas, momento de oração, partilha e muito lazer. A manhã do dia 16 começou com a santa Missa, um momento de forte comunhão dos alunos e colaboradores com Deus. Logo depois, os estudantes puderam desfrutar de um dia de lazer com uma programação vasta de atividades como: oficina de automaquiagem, Cine Dom Bosco, futebol de sabão, saletletismo, retrô games, jogos de tabuleiro, entre outras atividades que fizeram deste dia uma grande festa. Com algodão doce, pipoca e picolé, a festa do pai da juventude ficou ainda mais doce e agradável. A tarde também teve pipoca e algodão doce para os pequenos da Educação Infantil.

 

  

 

A comemoração dos 204 anos do nascimento de Dom Bosco no Centro Juvenil Salesiano, Projeto Torcida pela Vida, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu, no sábado (24). O evento foi voltado às crianças, adolescentes, jovens, equipe educativa, cooperadores salesianos e voluntários, tendo a Ir. Gilda Barros no comando da acolhida que contou com um momento celebrativo, além da entrada de banners dos Santos e mártires São Domingos Sávio, Pe. Rodolfo Lunkenbein, Simão Bororo e Venerável Attilio Giordani. Também com Nossa Senhora Auxiliadora, conto da consagração e a entrada da figura de Mamãe Margarida e São João Bosco.

 

A Festa continuou com muitas brincadeiras como pebolim, vídeo game, futebol, jogo de Uno, boca do palhaço, além de um jogo de conhecimentos gerais sobre João Bosco que contou com medalhas para os ganhadores. O dia terminou com a distribuição de balas e pirulitos.

 

  

 

A Pastoral Juvenil do Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela), sob a coordenação de Pe. Ildelfonso Mesquita, junto à direção teatral do professor Jeferson Albuquerque, elaboraram o espetáculo "Dom Bosco - Pai e Mestre da Juventude", apresentado nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório da escola. O elenco da apresentação, que faz parte do conjunto de homenagens feitas ao Pai e Mestre da Juventude, especialmente no mês de agosto em que é celebrado a data de seu nascimento, é composto por educandos do colégio. Eles, brilhantemente, representaram um panorama da vida de São João Bosco, os desafios do santo desde a sua infância até a fundação da Congregação Salesiana, assim como a representação de personagens importantes de sua história, como Dom Cafasso, seu guia espiritual. 

 

Ainda, o espetáculo proporcionou reflexões para os alunos sobre o carisma do santo, manifestado em sonho aos nove anos. Segundo Rafael Sanders (intérprete de Dom Bosco), foi possível assimilar a importância de servir, a partir do exemplo de Dom Bosco. Além disso, a peça serviu como oportunidade para os discentes afirmarem a educação pastoral salesiana como instrumento de transformação.

 

 

 

Nos dias 29 e 30 de agosto, aconteceu, no Colégio Salesiano do Salvador, a festa em homenagem a Dom Bosco. Os estudantes da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental I participaram de um momento festivo no dia 29, que teve início no teatro da escola, marcado por muita animação com a equipe de pastoral. Em seguida, eles assistiram um musical sobre os sonhos dos 9 anos de Dom Bosco. Além disso, os pequenos tiveram um momento de reflexão com os padres Carlos Alberto e Valdemar.  

No dia 30, uma missa foi celebrada pelo diretor, Pe. Eudes Fernandes, e concelebrada pelos Padres Carlos Alberto e Ildelfonso Mesquita. A Celebração Eucarística contou com a participação dos estudantes do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio, além de professores e pais. Para finalizar, houve uma apresentação do coral, juntamente com os alunos do Ensino Médio e da dança.

 

 

Fonte: Colaboração conjunta das instituições citadas acima, com informações do Hospital Auxiliadora