notícias da pastoral

Duas expoentes da Família Salesianas entre as primeiras mulheres membros da CIVCSVA Geral
Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e Olga K., Presidente do Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco (VDB)

Na segunda-feira (8), o Papa Francisco nomeou 23 novos membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) incluindo – fato inédito – entre eles, sete mulheres, Superioras e Responsáveis de congregações e institutos femininos. Para a Família Salesiana (FS) é uma grande alegria observar que, entre essas sete mulheres, duas fazem parte da grande árvore nascida de Dom Bosco: Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e Olga K., Presidente do Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco (VDB).

 

Embora a CIVCSVA já tivesse em seu quadro a subsecretária Ir. Carmen Ros Nortes, uma das oficiais mulheres de maior grau no Vaticano, a entrada das Superioras Gerais é uma novidade. Até então, os membros da Congregação eram Superiores Gerais provenientes apenas dos Institutos e Congregações Masculinas.

 

A presença de mulheres como membros, nos Dicastérios vaticanos, é um dos sinais que o Papa Francisco quer dar, para que se confiem mais responsabilidades às mulheres na Igreja. E, para mostrar que este não representa apenas um episódio isolado, basta lembrar que, no último mês de maio, outras quatro mulheres foram nomeadas entre os Consultores da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. Este caso também trouxe outra grande alegria à FS: a nomeação, entre os Consultores, do Pe. Rossano Sala (SDB) e da Irmã Alessandra Smerilli (FMA) a qual, poucas semanas antes, em abril, também havia sido incluída entre os Conselheiros de Estado da Cidade do Vaticano.

 

A CIVCSVA é presidida pelo Cardeal João Braz de Aviz, brasileiro, e composta de cinco repartições responsáveis por promover e regular as formas de Vida Consagrada e Monástica, na Igreja Católica.

 

Fonte: ANS