notícias da pastoral

O dia em que o carisma salesiano desembarcou no Brasil Nossos Eventos
Em 14 de julho de 1883, os primeiros salesianos chegam às terras brasileiras

Em 1875, o primeiro grupo de salesianos foi enviado à América do Sul para multiplicar o carisma salesiano e expandir o sonho de Dom Bosco também para esse continente. Somente 8 anos depois, em 1883, mais precisamente no dia 14 de julho, 7 salesianos, coordenados pelo inspetor Pe. Luís Lasagna, desembarcaram no Brasil. Numa pequena chácara do bairro de Santa Rosa, em Niterói (RJ), foi fundada a primeira obra salesiana no país. Era o começo de uma missão educativa que ainda hoje tem como princípio a formação de “bons cristãos e honestos cidadãos”.

 

Diz a história que, no dia da chegada dos primeiros salesianos ao Brasil, não havia comida para os novos hóspedes italianos, por isso, eles receberam dos vizinhos um queijo, ovos e vinho. Em algum momento da história a tradição transformou queijo e ovos em queijo e rapadura. Sendo assim, celebrando a chegada desses primeiros salesianos ao nosso país, se faz memória deste dia feliz comendo queijo e rapadura.

 

O trabalho salesiano em terras brasileiras foi iniciado com o Colégio Salesiano Santa Rosa, que abriu suas portas tendo apenas dez alunos matriculados. Em pouco tempo, entretanto, a atividade salesiana ganhou força e importância – o colégio cresceu, teve início o oratório e abriram-se os então chamados “cursos de artes e ofícios”, zelando sempre pela formação geral, cultural e religiosa. Era, já naquela época, o que hoje chama-se de “formação integral” do educando.

 

A pedagogia e o carisma de Dom Bosco, baseados no tripé “razão, religião e amor”, expandiu-se por todo o país. Criaram-se escolas, da educação infantil ao ensino superior; centros de formação profissionalizante; oratórios; obras assistenciais e sociais; além da atividade missionária junto aos povos indígenas e de dezenas de paróquias sob a responsabilidade salesiana.

 

Hoje, entre escolas, obras sociais e instituições de ensino superior somados, a Rede Salesiana Brasil conta com mais de 230 instituições espalhadas pelo país, além de centros comunicacionais como rádios e museus.

 

Atualmente, os Salesianos de Dom Bosco (SDB) estão organizados em seis inspetorias no Brasil, que compõem a Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (Cisbrasil). Já as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) têm nove inspetorias no país, congregadas na Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As duas entidades nacionais, desde 2012 e em uma proposta inovadora, trabalham conjuntamente em algumas frentes, por meio da Rede Salesiana Brasil (RSB).

 

Fonte: RSB-Comunicação – com informações do Colégio Salesiano Santa Rosa