notícias da pastoral

Rede Salesiana Brasil na 25ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional Geral
Rede Salesiana Brasil na 25ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), como conclusão do triênio 2016-2019, realiza em Brasília, no Colégio Marista (Maristão), de 10 a 14 de julho, a 25ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) que tem como tema: “Consagradas e consagrados em missão” e lema: “Fazei tudo o que ele vos disser”, inspirado em Jo 2,5.

Entre os participantes da Assembleia estão os membros da CRB (Superioras/es Maiores dos Institutos Religiosos e Sociedades de Vida Apostólica, a Diretoria Nacional; os integrantes das Coordenações Regionais e convidados da Diretoria Nacional) e a Rede Salesiana Brasil marca sua presença por meio das Inspetoras e dos Inspetores Salesianos do Brasil (ou respectivas representantes) que acompanham o evento.

Uma das principais atividades deste encontro é a eleição da nova Diretoria da Instituição que congrega mais de 30 mil membros religiosos consagrados.

Sobre a CRB Nacional

A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, por tempo indeterminado, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. A CRB Nacional é uma organização religiosa de pleno direito canônico, tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos.

Finalidade e Missão

• Animar a VC no Brasil, promovendo a comunhão entre os membros dos diversos Institutos Religiosos (…);
  • Coordenar atividades que visem a construção de alianças Intercongregacionais na formação e missão;
  • Promover a inserção em meios populares em situação de risco social;
  • Atuar em favor das Entidades Religiosas Católicas (…);
  • Manter, acompanhar, apoiar e estimular projetos missionários e sociais, em todo o território nacional, em parceria com as Secções Regionais e entidades afins (…);
  • Realizar seminários, palestras, cursos, encontros, congressos e fóruns (…) em vista da inclusão social;
  • Comprometer-se na defesa dos direitos humanos e da justiça social (…);
  • Estimular a manutenção de programas de proteção social para crianças, adolescentes, idosos e (…);
  • Motivar a formação para a consciência e exercício da cidadania;
  • Promover publicações e difusão de obras que visam ao desenvolvimento humano (…);
  • Manter intercâmbio com instituições congêneres nacionais e internacionais e com o poder público.

Fonte: Com informações da CRB Nacional