notícias da pastoral

Festas Marianas 2019 pelo Brasil Nossa Agenda
Festas Marianas 2019 pelo Brasil

A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída em 1816, pelo Papa Pio VII, a fim de perpetuar mais um fato que atesta a intercessão da Santa Mãe de Deus: Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, foi excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês sequestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por ardente fé na vitória, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto.

 

No dia 24 de maio de 1814, Pio VII entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Napoleão viu-se obrigado a assinar a abdicação no mesmo palácio onde aprisionara o velho pontífice. Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de seu retorno à Roma.

 

O grande apóstolo da juventude, Dom Bosco, adotou a invocação de Maria Auxiliadora para sua Congregação Salesiana. Nossa Senhora foi colocada à frente de sua obra educacional para defendê-la em todas as dificuldades.

 

Conheça, abaixo, como algumas instituições salesianas celebraram a Festa de Maria Auxiliadora dos Cristãos:

 

Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana (SP) homenageou Nossa Senhora Auxiliadora com uma celebração que reuniu toda a comunidade educativa - alunos, educadores e famílias - no dia 24 de maio. A grande motivação para o dia daquela a quem Dom Bosco confiou sua vida e missão foi “70 anos de presença em Americana: foi Ela quem tudo fez”. A celebração contou com a entrada da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora cobrindo todos os presentes com o seu manto azul, depois, aconteceu à oferta de flores em sentimento de gratidão por tudo o que ela fez e faz. Por fim, o solene momento da coroação da Virgem Maria pelas mãos dos próprios alunos.

 

  

 

As celebrações no Colégio Salesiano do Salvador deram início no dia 23 de maio com a santa missa para os alunos e professores da Educação Infantil e Fundamental 1, celebrada pelo Diretor, Pe. Eudes Barreto Fernandes, e concelebrada pelo Pe. Paulo Andrade, SDB. Já no dia 24, foi realizada a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora com a presença dos alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio, ex-alunos, professores, colaboradores, as integrantes da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) e Família Salesiana. A celebração da missa solene foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos, co-presidida pelo Pe. Eudes Barreto Fernandes, e concelebrada pelo Pe. Carlos Alberto, Pe. Valdemar Pereira e pelo Pe. Nilberto Gonzaga. Além disso, houve a apresentação do Coral Vozes do Liceu Salesiano, discurso de agradecimento realizado pelos alunos do Terceirão, e uma apresentação de dança realizadas pelas alunas em Ação de Graças. Após a missa, os educadores e colaboradores confraternizaram em um momento de partilha, com a reflexão sobre a importância da presença da mãe de Jesus em nosso cotidiano. 

 

  

 

Entre os dias 15 a 27 de maio, a comunidade educativa do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul, participou das comemorações alusivas a Festa de Maria Auxiliadora. Os alunos e equipe do Instituto puderam contar com uma Novena de Maria Auxiliadora ocorrida nos momentos de “Bom Dia” e “Boa Tarde”, onde os alunos assumiram compromissos para serem levados adiante nas relações com os colegas, educadores e famílias. No dia 24, houve uma solenidade interna da Coroação de Maria, sendo que, no dia 26, a coroação foi realizada em parceria com o Colégio Salesiano Dom Bosco, o qual também celebrava 70 anos de história. Para encerrar as comemorações alusivas à festa de Maria Auxiliadora, no dia 27 de maio, aconteceu a Gincana Mariana, atividade que é realizada todos os anos, com a finalidade de proporcionar um conhecimento mais dinâmico da história de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

  

 

Tradicionalmente, as quermesses realizadas pelo Instituto Dom Bosco, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, acontecem no mês de maio devido a comemoração do "Mês Mariano". Este ano, a Quermesse de Nossa Senhora Auxiliadora iniciou-se no final de semana dos dias 18 e 19 e foi finalizada no final de semana dos dias 25 e 26. A festa que contou com barracas típicas, quadrilha e Correio Elegante, garantindo a animação de todas as instituições salesianas participantes do evento.

 

  

 

Nos dias 25 e 26 de maio, aconteceu, no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, o Retiro Vocacional Mariano. O encontro reuniu 26 jovens vindos de comunidades salesianas e externas que tinham como objetivo o aprofundamento do discernimento vocacional à luz da vida de Nossa Senhora. O retiro foi orientado pelo coordenador inspetorial do Serviço de Animação Vocacional, Pe. Tiago Eliomar. Além dos momentos de oração, pregação e deserto, no sábado, os jovens participaram da missa solene em honra a Nossa Senhora Auxiliadora na Paróquia Dom Bosco, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Benedito Cardoso.

 

  

 

No período de 15 a 23 de maio, também a Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Petrolina prestou homenagem a Nossa Senhora com o título de Auxiliadora. No decorrer desses nove dias, foi possível celebrar, meditar, louvar e agradecer à Mãe e Rainha Auxiliadora por meio de atividades para todos os alunos e equipe do colégio. Na dinâmica da vivência mariana, apresentou-se alguns títulos de Nossa Senhora, cujo objetivo foi destacar as diversas devoções à Maria. Sob a coordenação de Ir. Quitéria Rosa, Sandra Pereira, Leide Cristina e das educadoras, as crianças do Fundamental I apresentaram cenas bíblicas da vida de Nossa Senhora. Já os alunos do Fundamental II e Ensino Médio, sob a coordenação de Ir. Rita de Cássia, refletiram, a cada dia, atitudes características de Maria, além de uma oferta de flores à Nossa Senhora.

 

Tal foram a alegria e a devoção por Nossa Senhora que sua festa não coube em um dia só. No dia litúrgico, 24 de maio, celebrou-se, na Catedral de Petrolina, a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração foi presidida por Pe. Jason Bedor Jardim Jr, com o tema: “Ó Maria, Mãe Auxiliadora, ensina-nos a responder sim”.

 

  

 

A comunidade educativa do Colégio Salesiano Dom Bosco de Parnamirim celebrou, no dia 24, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora com uma missa celebrada pelo Pe. Robson Barros, diretor-geral, e concelebrada pelo Pe. Leoni, diretor de pastoral. O evento reuniu no ginásio do colégio, educandos, educadores e colaboradores. Ao final da celebração, no turno matutino, a imagem de Nossa Senhora foi coroada com a participação de alunos do pré e das lideranças estudantis. Para o turno vespertino, foram reservados momentos especiais de oração e coroação da imagem. Desta vez, foram as crianças da educação infantil e do fundamental 1 que protagonizaram a ação.

 

  

 

O Centro Juvenil Salesiano São João Batista de Poxoréu (MT); a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) do Mato Grosso, as Irmãs Salesianas da região, os Salesianos Cooperadores e a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), juntamente com a Paróquia São João Batista, promoveram a 5º Peregrinação em Homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora para as comunidades rurais e urbanas da região. O evento contou com a participação da comunidade e celebrações feitas pelo Pe. Alexandre Umbelino, Pe. Antônio Araújo e Pe. Natali Vitali.

 

   

 

Para acessar o álbum de fotos completo, clique aqui.

  

Fonte: Uma colaboração conjunta das instituições acima citadas