notícias da pastoral

Festa da Gratidão 2019 Nossos Eventos
Festa da Gratidão 2019

Anualmente, a Família Salesiana celebra a Festa da Gratidão, uma tradição cuja origem remonta a 1849. Neste ano, a festa é celebrada hoje, 26 de abril de 2019, em Bellflower na Califórnia, na Inspetoria Maria Imaculada dos Estados Unidos.

 

O tema proposto para 2019 é extraído do epitáfio que se lê na base da Estátua da Liberdade, símbolo do povo dos Estados Unidos: “Deem a mim suas multidões sofridas, cansadas, pobres, apertadas umas às as outras, imensamente desejosas de respirar livres”,(Emma Lazarus), com o lema: “A você as confio”.

 

Neste ano as ofertas, que as várias Inspeorias recolherão, serão enviadas para o Economato Geral e servirão para as necessidades urgentes do Instituto e, em particular, para ajudar uma nova comunidade, projetada pelas duas Conferências Interinspetoriais CIMAC e NAC nos confins entre México e USA, que colaborará com outras instituições para oferecer cultura e formação aos jovens migrantes.

 

De modo especial, na Festa da Gratidão, a Família Salesiana expressa o afeto e a gratidão à Madre Yvonne Reungoat, atual superiora geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e IX Sucessora de Madre Mazzarello, por sua incansável doação, por ser ela sinal do amor do Pai, guia que orienta o caminho do Instituto.

 

Sobre a Festa da Gratidão

 

Como dito previamente, a Festa da Gratidão teve origem em 1849. Naquela época, no Oratório de Valdocco, em Turim, os meninos decidiram celebrar mais solenemente o onomástico de Dom Bosco. Dois deles, ainda que pobres, juntaram suas moedinhas e compraram dois corações de prata para presentear a seu pai e amigo. Foi um dia emocionante para todos, de modo especial para Dom Bosco, que se surpreendeu com a criatividade e o afeto expressos por seus “malandrinhos” (cf MB III 534-535). A partir daí se tornou um belo costume, esperado e preparado a cada ano.

 

A experiência passou para Mornese onde Madre Mazzarello, humilde e esquiva a qualquer atenção à sua pessoa, aprendeu do próprio Dom Bosco o significado educativo de tal celebração.

 

Cada Festa da Gratidão é também caracterizada por um sinal concreto de solidariedade, que torna visível o espírito de família e ajuda a alargar o olhar para o mundo. Hoje a festividade é, para as comunidades educativas, um compromisso esperado, no qual, juntas, podem expressar o agradecimento ao Senhor pelas Irmãs, pelas jovens e os jovens, e todos que compartilham a missão educativa.

 

Fonte: RSB-Comunicação, com informações do site das FMA