notícias da pastoral

21º Capítulo Inspetorial em Belo Horizonte Nossos Eventos
21º Capítulo Inspetorial

Durante os dias 26 a 29 de março, toda Inspetoria São João Bosco voltará sua atenção para o 21º Capítulo Inspetorial, que será realizado na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte-MG.

 

O Capítulo Inspetorial é uma preparação para o Capítulo Geral (CG) da Congregação, sendo realizado ordinariamente a cada três anos. Participarão 38 capitulares, delegados das comunidades locais, eleitos no início de 2019, além de 10 convidados, entre salesianos e leigos. “As inspetorias de todo o mundo estão se organizando para realizar este Capítulo Inspetorial, solicitado pelo Reitor-mor e que tem tarefas muito especificas para esse momento da história”, conta o inspetor da ISJB, Pe. Orestes Fistarol.

 

Durante os quatro dias de encontro, eles farão um aprofundamento sobre o tema do CG28: “Quais salesianos para os jovens de hoje?” e refletirão sobre os temas jurídicos do Capítulo Geral. “O Capítulo Inspetorial não é apenas uma reunião de caráter consultivo, é também deliberativo sobre a vida da inspetoria. Os salesianos, atentos ao hoje da história, darão também linhas de ação para o futuro da Inspetoria”, explica Pe. Orestes.

 

Também serão abordados assuntos relativos à vida da Congregação e celebrados os jubileus de vida salesiana e presbiteral. Ao final do Capítulo, serão eleitos o delegado e o suplente da ISJB no CG28.

 

Capítulo Geral

 

O Capítulo Geral nasceu ainda nos tempos de Dom Bosco. Foi convocado pela primeira vez, em 1877, pelo próprio fundador da Congregação Salesiana. Inicialmente, era realizado a cada três anos, mas atualmente acontece a cada seis. Seu objetivo é revigorar a missão salesiana a partir das necessidades apresentadas em cada momento histórico.

 

Participam do CG o Reitor-mor, os conselheiros gerais da Congregação, os reitores eméritos e os inspetores e delegados eleitos de todas as inspetorias do mundo, além de alguns convidados sem direito a voto.

 

Durante o Capítulo Geral, são eleitos ou reeleitos os membros do Conselho Geral da Congregação (Reitor-mor, vigário e conselheiros gerais para a Formação, Pastoral Juvenil, Comunicação Social e Missões e para as diversas regiões mundiais, como a América Cone Sul, que abrange o Brasil).

 

O CG28 - “Quais salesianos para os jovens de hoje”?

 

O próximo Capítulo Geral será realizado entre 16 de fevereiro e 04 de abril de 2020, em Turim-Valdocco, na Itália. O CG-28 foi convocado no ano passado, pelo Reitor-mor, Pe. Ángel Artime, durante a festa de Maria Auxiliadora. O tema escolhido para nortear a reunião foi “Quais salesianos para os jovens de hoje? ”.

 

Em sua carta de convocação, o Reitor-mor explicou que o tema foi escolhido a partir de uma profunda reflexão do Conselho Geral, seguindo as atuais orientações do Igreja e do Papa. “O objetivo fundamental do tema do CG28 é ajudar a Congregação a aprofundar, o quanto possível, qual é e qual deveria ser o perfil do Salesiano capaz de responder aos jovens de hoje, a todos os jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, os excluídos e descartados, os mais frágeis e os mais privados dos direitos fundamentais”, escrever Pe. Ángel.

 

Acompanhe o 21º Capítulo nos canais de comunicação da ISJB: Site da Inspetoria ou Facebook da ISJB

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco