notícias da pastoral

Brasil - Pastoral da Comunicação realiza Encontro Inspetorial Geral
Após o término do encontro, com a Oração dos Comunicadores Salesianos, os participantes puderam conhecer o Memorial do Pe. Rodolfo Komorek, Venerável Salesiano cujos restos mortais estão na Paróquia Sagrada Família.

O evento contou com a participação dos membros da PASCOM da Paróquia São João Bosco de Americana; das paróquias Nossa Senhora Aparecida, Santa Teresinha e São João Bosco, de São Paulo; da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Sorocaba; e da Igreja do Coração Eucarístico, de Pindamonhangaba; além dos anfitriões da Paróquia Sagrada Família. Um público bastante diversificado, a exemplo das possibilidades de educação-evangelização que a comunicação social apresenta, com a presença de jovens, o mais novo com 17 anos, até os mais experientes, acima dos 60 anos.

O encontro teve início com a oração inicial e as boas-vindas do pároco, Pe. Camilo Profiro da Silva, em nome da Paróquia Sagrada Família. Sendo a Pastoral da Comunicação mais articulada e com maior número de membros na Inspetoria, sendo 18 ao total, a PASCOM local foi convidada a abrir os trabalhos. Os coordenadores Katia Pizarro e Nei José apresentaram o histórico da Pastoral, o perfil de seus membros, seus canais de comunicação e como é realizado seu planejamento mensal.

Ainda pela manhã o delegado inspetorial para a Comunicação Social, Anderson Bueno, falou sobre alguns aspectos básicos da Pastoral da Comunicação e sobre a vinculação carismática das paróquias, uma vez que a vida pastoral e ministerial junto às dioceses pode levar a uma relativização da missão salesiana. Anderson também ressaltou a necessidade de haver um planejamento para o trabalho pastoral e apontou alguns passos para iniciá-lo, e finalizou a apresentação explicando sobre as frentes de atuação do Sistema Salesiano de Comunicação Social e da Rede Salesiana Brasil de Comunicação: Animação, Formação, Informação, Produção e Bens Artísticos e Culturais.

À tarde, para promover a troca de experiências, os participantes realizaram um trabalho em grupos refletindo, discutindo e apontando suas principais conquistas, deficiências e necessidades e/ou expectativas. Os resultados foram socializados em plenária.