notícias da pastoral

168 figuras de santidade na Família Salesiana: “Dossiê da Postulação Salesiana” Geral
168 figuras de santidade na Família Salesiana: “Dossiê da Postulação Salesiana”

Por ocasião da Festa de Dom Bosco, foi atualizado o “Dossiê da Postulação Geral das Causas dos Santos da Família Salesiana” que apresenta a situação das Causas de Beatificação e Canonização em 2018. “Neste momento – explica o Pe. Pierluigi Cameroni - SDB, Postulador Geral – a Postulação acompanha 50 Causas relativas a 168 entre Santos, Bem-aventurados (Bv.) ou Beatos, Veneráveis (Ven.), Servos de Deus (SdeD). Há além disso outras cinco Causas confiadas à nossa Postulação: dos veneráveis Casimiro Barello, Camille Costa de Beauregard e Jan Tyranowski, mais dos Servos de Deus Augusto Bertazzoni e Felice Canelli”.

 

Cada Santo, Beato, Venerável, Servo de Deus é portador de uma riqueza de aspectos que devem ser considerados e valorizados. Trata-se de contemplar um diamante sob suas múltiplas facetas, algumas mais visíveis e atraentes, outras menos imediatas, mas nem por isso menos verdadeiras e decisivas. Conhecer e fazer conhecer essas extraordinárias figuras de Fiéis engendra tanto um progressivo envolvimento no seu mesmo caminho quanto quer um apaixonado interesse pela trama de suas vidas, quer uma exultante partilha de projetos e esperanças que animaram os seus passos.

 

Será sem dúvida de grande interesse para toda a Família Salesiana (FS), de maneira especial para os 15 Grupos da Árvore da grande Família, ver algum dos seus membros envolvido em algum desses processos. Como escreveu o Pe. Rua numa carta aos Diretores salesianos, em fevereiro de 1888, a poucos dias do sepultamento do corpo de Dom Bosco, em Valsálice: “De ora em diante, seja o nosso mote de ordem: a santidade dos filhos comprove a santidade do pai”.

 

A Estreia 2019 do Reitor-Mor para este ano é um intenso convite a conhecer e a valorizar esta preciosa herança e a estimular propósitos de santidade. Escreveu de fato o Reitor-Mor: “Meus caros irmãos e irmãs posso afirmar-vos tranquilamente que a nossa maior necessidade e urgência em nosso mundo salesiano não tanto fazer mais coisas, projetar e reprojetar novas realidades, encaminhar novas presenças… É antes mostrar quanto as nossas vidas comuniquem, pessoal e coletivamente, o nosso modo de viver o Evangelho, que se desenvolve e estende no tempo, como prolongamento da maneira de viver de Jesus. Em síntese, está em jogo a nossa própria santidade! ”.

 

Também este subsídio possa ser no Mundo um instrumento para crescer no conhecimento, na invocação e na imitação, dessas testemunhas do Evangelho e do Carisma salesiano.

 

Para conhecer os dossiês, clique aqui.

 

Fonte: ANS