notícias da pastoral

Portugal é anunciada como sede da próxima JMJ em 2022 Pastoral
Portugal é anunciada como sede da próxima JMJ em 2022

Diante de milhares presentes no Campo São João Paulo II, localizado no Metro Park, no Panamá, durante celebração eucarística, é anunciado ao mundo a cidade de Lisboa para sediar a próxima Jornada Mundial da Juventude em 2022. Além do Papa Francisco, bispos, sacerdotes, peregrinos, voluntários e diversas famílias que disponibilizaram suas casas para acolhida estiveram presentes na celebração que encerra oficialmente esta edição do evento, no domingo (27). 


“Julgo que a JMJ em Lisboa será uma oportunidade única para dar a conhecer a realidade católica portuguesa ao mundo, mas também a cultura do nosso país. Por outro lado, nós, os portugueses, vamos poder testemunhar um dos eventos católicos mais ricos do mundo, em termos espirituais e culturais, porque são sempre inúmeros os jovens que chegam, de culturas tão diferentes, mas todos com a mesma fé em Deus, confiança e ligação ao Papa", declara emocionada Leopoldina Simões, jornalista portuguesa que atuou como voluntária do Centro Internacional de Mídia da JMJ 2019. 

Antes do anúncio de Portugal como próxima anfitriã, o Sumo Pontífice exortou a juventude: “será anunciado o local da próxima edição da Jornada; peço-vos para não deixar esfriar o que vivestes nestes dias; regressai às vossas paróquias e comunidades, às vossas famílias e aos vossos amigos, e transmiti esta experiência, para que outros possam vibrar com a força e o sonho que tendes em vós; com Maria, continuai a dizer ‘sim’ ao sonho que Deus semeou em vós”. Concluiu então com um último pedido: “E, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim! ”

 

PORTUGAL

 

De acordo com o Departamento Nacional da Juventude de Portugal, participaram da JMJ 2019 cerca de 300 peregrinos portugueses de 12 Dioceses, 6 Bispos, 6 Congregações ou Movimentos e 30 Voluntários. 

Lisboa possui o título de Patriarcado e foi ereto como Diocese no século IV, sendo assim uma das mais antigas do mundo. Somente no dia 07 de novembro de 1716 tornou-se Sé Patriarcal, uma das maiores demonstrações de dignidade honorífica atribuída a uma circunscrição eclesiástica. O título de Patriarca é atribuído ao bispo da localidade desde 1716. O atual Patriarca é Manuel José Macário do Nascimento Clemente que desde 2005 foi nomeado Cardeal. 

A primeira Jornada Mundial da Juventude começou em Roma em 1985, tendo suas próximas edições em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil), em 2013; Cracóvia (Polónia), em 2016; e Cidade do Panamá, em 2019. Lisboa sediará a próxima Jornada em 2022.

 

Fonte: Site oficial da JMJ 2019