notícias da pastoral

Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2019 (DEFS 2019) Nossos Eventos
Reitor Mor dos salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime nos DEFS 2019

Iniciaram oficialmente na tarde de quinta-feira, 10 de janeiro, os Dias de Espiritualidade da Família Salesiana 2019 (DEFS 2019), que viveram seu primeiro momento de reflexão no Teatro grande, de Valdocco, ouvindo a palavra de quem é, constitucionalmente, «o sucessor de Dom Bosco, pai e centro de unidade da Família Salesiana» (C 126), Pe. Ángel Fernández Artime, o qual aprofundou e apresentou a mensagem da Estreia 2019: «‘Para que a minha alegria esteja em vós’ (Jo 15,11). A Santidade é também para Você».

 

O Pe. Enrico Stasi, Inspetor dos Salesianos do Piemonte-Vale d’Aosta-Lituânia, apresentou as suas calorosas boas-vindas aos participantes ali chegados de todo o Mundo, e o Pe. Eusebio Muñoz, Delegado do Reitor-Mor para a Família Salesiana (FS), sublinhou, por sua vez: “Permite-nos esta experiência compreender melhor o que o Espírito fez com Dom Bosco e o quanto continua a renovar em nossos Grupos e em cada um de Nós”.

 

O Pe. Ángel indicou a seguir os motivos que o levaram a optar pelo tema da Estreia: citações do Papa Francesco, o testemunho de vida de todos os Santos da FS, o testemunho de Maria e de Jesus, alguns ‘indicadores de santidade’.

 

Concretamente, exortou a “crer, esperar e amar, como Maria, a Mulher do ‘Eis-me! ’. Disse mais: ‘A santidade é reservada a todos, não a poucos! É meta que se alcança num instante, mas somente se houver um caminho progressivo que percorrer. É fácil e simpática, deve, entretanto, ser robusta, para não debandar na superficialidade! ”

 

O Reitor-Mor passou em seguida a convidar todos a buscarem a Santidade no cotidiano e a serem suas testemunhas para os outros, para os Jovens: “Não há necessidade de consagrados que digam aos jovens o que fazer de sua vida, que lhes digam o que está bem e o que não está. É preciso que, olhando-nos a nós - nos olhos - possam dizer: ‘E verdade! O que dizem é verdade! ’. Devem ver a felicidade, alegria! De modo que possam crer no quanto lhes dizemos, do quanto lhes falamos. E isto serve e cabe a todos nós, porque “testemunhas de vida, cremos na Santidade no cotidiano, e o comprovamos”

 

Por fim, exatamente para fazer compreender que ‘ser Santos’ é possível – a todos! – Concluiu sua fala elencando alguns “Índices de Santidade”:

 

  • Viver a vida de cada dia como lugar encontro;
  • Ser pessoas e comunidades de oração;
  • Desenvolver os frutos do Espírito Santo;
  • Praticar... virtudes; testemunhar a comunhão com os outros;
  • Compreender que a vida de cada um é missão;
  • Buscar a simplicidade evangélica;
  • Crescer com pequenos gestos.

 

As fotos dos DEFS estão disponíveis em  ANSFlickr.

Mais informações estão disponíveis no site dedicado aos Dias: http://salesianfamilydays.com 

Para uma atualização constante, visite a página do Facebook da ANS, que mostra os principais momentos ao vivo.

 

Fonte: ANS