notícias da pastoral

Inspetoria Nossa Senhora da Paz recebe menção honrosa em Mato Grosso Pastoral
Inspetoria Nossa Senhora da Paz recebe menção honrosa em Mato Grosso

O Brasil foi um dos países que aprovou a resolução apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso possui uma comissão específica, responsável por emitir pareces para propostas que tratam do tema. A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso também participou da seleção e entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos Padre José Ten Cate na noite desta segunda-feira (10).

 

O prêmio faz homenagem e promove pessoas físicas, instituições, ações e experiências pelo compromisso, dedicação e testemunho na promoção e defesa dos direitos humanos previstos na Lei Estadual 8.116/2004 e na Constituição Federal.

 

Dentre os homenageados na categoria organizações, está a Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Paz (Colégio Sagrado Coração de Jesus) que recebeu um título de Menção Honrosa pela sua atuação na promoção dos direitos das crianças, adolescente e jovens.

 

Um pouco sobre a Inspetoria Nossa Senhora da Paz (INSPAZ)

 

Uma das Províncias do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, mais conhecidas como Irmãs Salesianas, é a Inspetoria Nossa Senhora da Paz, com sede em Cuiabá/MT, responsável pela missão das FMA, realizada em Mato Grosso num total de onze presenças, envolvendo os Municípios de:

 

Alto Araguaia/1927(D.F.) –Instituto Maria Auxiliadora;

Barra do Garças/1956 – Instituto Madre Marta Cerutti;

Chapada dos Guimarães/2002 – Casa Ir. Euzébia Palomino;

Cuiabá/1898 – Casa Mara Auxiliadora;

Cuiabá/ 1949 – Colégio Coração de Jesus;

Cuiabá/1993 – Casa Nossa Senhora da Paz;

Guiratinga/1931 – Instituto Santa Terezinha;

Poxoréo/1942 – Externato São José;

Rondonópolis/1972 – Educandário Santo Antonio;

Ouro Preto do Oeste/RO/2008 – Casa Sagrada Família.

 

Para melhor desenvolver o serviço de educar e evangelizar a Inspetoria Nossa Senhora da Paz, anima duas escolas particulares, cinco escolas estaduais, duas obras sociais, uma comunidade inserida e uma casa de encontros. Em cada um deste espaços, Irmãs e leigos desenvolvem diferentes atividades buscando sempre maior profissionalismo enquanto instituições educativas e mantendo sempre em mente a sua missão evangelizadora

 

Inspiradas pelo sonho de Dom Bosco e comprometidas com o Carisma Salesiano, as escolas e obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora da Paz, atentas aos sinais dos tempos, às necessidades formativas contemporâneas e às vozes e apelos das crianças, adolescentes e jovens com os quais compartilham vida e missão – comprometem- -se com “uma educação eficaz que apoia- se inteiramente na razão, na religião e na amorevolezza” (Dom Bosco), buscando construir pontes de paz entre as pessoas, focando no desenvolvimento ecológico em sintonia com a garantia dos Direitos Adquiridos e a educação para a sustentabilidade.

Neste sentido reiteram e potencializam, em suas práxis educativas, a relação entre Razão e Religião, bem como a formação cívica, moral e científica dos estudantes, de excelência, de modo a formá-los como sujeitos que atuam na sociedade a partir de valores cristãos e de uma visão crítico-reflexiva acerca das realidades humanas, científicas, sociais, naturais e tecnológicas.

O governo da Inspetoria Nossa Senhora da Paz foi assumido por:

Ir. Darcy Dantas de Almeida – 1993-1998

Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo – 1999-2004

Ir. Francisca Gomes de Santana  -  2005-2010

Ir. Mariluce Gonçalves Dorileo -2011-2016

Ir. Antonia Brioschi – 2017 ...

 

Fonte: Assessoria de Comunicação - INSPAZ