notícias da pastoral

Por que somos salesianos? Pastoral
Por que somos salesianos?

São Francisco de Sales, pastor cheio de zelo e mestre de caridade, inspirou Dom Bosco com seu humanismo otimista e sua dedicação absoluta ao cuidado pastoral das almas. Em 1854 Dom Bosco declarou:

 

“Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade”. Em 1854, Dom Bosco deu o nome de Pia Sociedade de São Francisco de Sales ao primeiro pequeno grupo de 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.

 

Assim como Dom Bosco, o coração de São Francisco de Sales ardia de amor e preocupação pelas almas e na certeza que “A caridade e a doçura de São Francisco de Sales guiar-me-ão em tudo. “ O próprio Dom Bosco deixou escrito nas Memórias do Oratório de São Francisco de Sales.

 

“Havíamo-nos colocado sob a proteção desse santo para que nos alcançasse de Deus a graça de imitá-lo em sua extraordinária mansidão e na conquista das almas. Outra razão era a de colocar-nos sob sua proteção a fim de que do céu nos ajudasse a imitá-lo no combate aos erros contra a religião, especialmente do protestantismo, que começava a insinuar-se insidiosamente nos nossos povoados e assinalado na cidade de Turim. ”

 

O brasão salesiano apareceu pela primeira vez na circular de Dom Bosco de 8 de dezembro de 1885, desenhado pelo Prof. Boidi.  “A estrela radiante, a grande âncora, o coração abrasado simbolizam as virtudes teologais. A figura de São Francisco de Sales lembra o Patrono da Sociedade. O pequeno bosque na parte de baixo lembra o Fundador. As elevadas montanhas significam as alturas da perfeição à qual devem tender os membros da Congregação. A palma e o louro que, entrelaçados, abraçam o escudo até o meio, são emblemas do prêmio reservado a uma vida sacrificada e virtuosa. O mote Da mihi animas coetera tolle exprime o ideal de todo salesiano”.

 

A Canção Nova nasceu das raízes do Salesianismo. Mons Jonas Abib é padre Salesiano e assim como o seu fundador Dom Bosco assumiu o chamado de evangelizar os jovens e atualizar o "Bom cristão, honesto cidadão". Para cuidar e formar os jovens para um sociedade carente de referencia cristãs e de uma evangelização eficaz a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi’ foi a confirmação que era essa a vontade de Deus.

 

Fonte: Canção Nova - Fortaleza