notícias da pastoral

Juventude Missionária Salesiana 10 anos de Missão AJS
Missionários visitando as famílias

A Juventude Missionária Salesiana, deste 2008, vem se tornando um grande meio para oportunizar aos jovens um momento de desenvolvimento humano e cristão, através de experiências missionárias, onde muitos jovens, leigos e religiosos se colocam a serviço dos mais necessitados e, ao mesmo tempo, se tornam dóceis para a descoberta do plano de Deus sobre suas vidas.

 

O Projeto foi compartilhado, em 2011, com a Inspetoria São Domingos Sávio (SDB) e a Inspetoria Santa Teresinha (FMA), formando, assim, uma rede de multiplicadores em vista da missão na Amazônia. Outras congregações também se inseriram neste projeto como as Filhas da Imaculada que, desde 2010, somam conosco no processo formativo dos missionários e no campo de missão nas diversas realidades ribeirinhas e urbanas de Manaus.

 

Ao longo desta trajetória, foi lançado em 2011, o slogan oficial da Juventude Missionária Salesiana para identificar nossa missão junto a juventude do norte do Brasil. O Projeto também possibilitou a missão além-fronteiras, no país vizinho, a Venezuela.

 

Nossas experiências missionárias também contam com a participação dos jovens da CNBB, que vêm de todos os estados brasileiros para vivenciar conosco a experiência da páscoa Missionária, onde somos chamados a celebrar o Tríduo Pascoal, nas localidades onde é difícil de celebrar ou até mesmo não se celebram a páscoa.

 

O movimento atualmente abrange os estados do Amazonas, Pará e Roraima, onde simultaneamente acontecem as ações missionárias.

 

Para celebrarmos os 10 anos de movimento, foram escolhidos o tema: “Nossa missão é anunciar” e o lema: “Ai de mim, se não anunciar o Evangelho” (1 Coríntios 9:16).

 

Estas experiências ao longo destes anos marcaram a vida de muitos jovens e leigos que viveram uma experiência inesquecível, que marcou e marcará profundamente suas vidas para sempre.

 

 

Fonte: Comunicação – Juventude Missionária Salesiana