notícias da pastoral

O segundo momento da visita de Madre Yvonne Nossa Agenda
O segundo momento da visita de Madre Yvonne

Dia 10 à noite, no Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza, Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e IX sucessora de Madre Mazzarello, foi acolhida por irmãs, crianças, jovens e educadores.

 

Chegando à Comunidade da Casa Maria Teresa, Madre Yvonne foi recebida ao som do Magnificat, expressão de gratidão de Nossa Senhora a Deus pelas maravilhas realizadas nela. E, como Maria, a comunidade, junto com alguns interlocutores da missão salesiana em terras cearenses, rendeu graças a Deus pela visita da Madre.

 

Na manhã do dia seguinte, a Madre foi acolhida pela comunidade educativa do Colégio Juvenal de Carvalho e representantes das comunidades vizinhas. Na recepção do colégio, educadores e crianças formaram uma grande corrente ao som de uma música composta pelo professor Ítalo Lemos e integrantes da Comunidade Religiosa Filhos da Misericórdia de Jesus Salvador em homenagem à visita.

 

No Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, ainda no Colégio Juvenal de Carvalho, Madre Yvonne, juntamente com a comunidade educativa, participou da celebração eucarística em ação de graças pela presença da nona sucessora de Madre Mazzarello. Após a celebração, no ginásio do colégio, jovens representantes das comunidades do Ceará, Serra do Mel e Teresina, por meio da música apresentaram aspectos da cultura nordestina. Em seguida a Madre se dirigiu aos jovens, expressando a gratidão por estar entre eles e por eles serem parte do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

 

Uma aluna vestida de Nossa Senhora conduziu a Madre até o auditório do colégio, onde um grupo de educadores representando as comunidades vizinhas a esperavam ansiosamente para um bate papo salesiano. “Madre Yvonne, sua presença nos enche de alegria e gratidão por fazermos parte da Missão Salesiana, que leva esperança e honestidade a um cenário mundial tão complexo e tão carente de valores cristãos. Ter a senhora conosco é sentir Madre Mazzarello entre nós, acolhendo-nos e apoiando-nos em nosso fazer educativo”. Afirma a gestora Pedagógica Wanuzia Câmara.

 

Na ocasião, houve um momento para perguntas à Madre. Momento este que se conclui com um almoço festivo na área Dom Bosco, no andar térreo.

 

No retorno para a comunidade da Casa Maria Teresa, a Madre, acompanhada por algumas irmãs, foi ao Centro Juvenil Dom Bosco, uma obra Social que acolhe crianças, adolescentes e jovens menos favorecidos. Estiveram presentes também algumas famílias dos interlocutores da missão salesiana. 

 

No sábado (12), na capela da casa Maria Tereza, a Madre participou da Celebração Eucarística de Nossa Senhora Aparecida e, em seguida, se encontrou com as irmãs das comunidades: Casa Maria Teresa-Fortaleza, Instituto Nossa Senhora Auxiliadora -Baturité, Instituto Waldemar Falcão -Aracati, Casa Maria Auxiliadora -Serra do Mel e residência Laura Vicunha – Teresina/PI.

 

“Falarei a vocês com o coração! Agradeço a vocês pela vitalidade do carisma salesiano em solo nordestino, que se expressa em diversas realidades: colégios, obra social, comunidades inseridas. Somos um carisma aberto, porém tudo parte de um coração aberto à missionariedade. Agradeço o caminho que vem sendo feito com os leigos, esse caminho vem sendo feito pelo instituto, assim o carisma poderá chegar mais longe. Podemos passar a gestão aos leigos, mas jamais delegar a transmissão do carisma. Não podemos viver sozinhas, por isso agradeço a inserção na igreja local. Não educamos sozinhas, estamos inseridas num contexto eclesial, social, político, etc.  É importante que nós trabalhemos dentro e fora dos nossos contextos, a vida religiosa é caracterizada pela proximidade com as pessoas’’, disse Madre Yvonne.

 

  

 

Para mais fotos e vídeos, clique aqui e acompanhe o Facebook da Inspetoria Maria Auxiliadora 

 

Fonte: Inspetoria Maria Auxiliadora