notícias da pastoral

Congresso Adma Regional de Espiritualidade Salesiana em Recife Nossos Eventos
Congresso Adma Regional de Espiritualidade Salesiana em Recife

Representantes da Associação de Maria Auxiliadora -Adma de todo o Nordeste se reuniram neste final de semana na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio Salesiano do Recife, para o Congresso Adma Regional de Espiritualidade Salesiana. Cerca de 200 pessoas participaram da celebração eucarística de abertura do congresso, presidida no sábado (18) pelo PE. inspetor Nivaldo Pessinatti, SDB, e concelebrada pelos padres Sérgio Lúcio, SDB, reitor da basílica, e Délio Mota Ferreira, vigário da Paróquia Senhor Bom Jesus, Matriz de Camaragibe (AL). 

 

Na homilia, o padre Pessinatti lembrou que Maria estava ao lado de Jesus em sua missão -  desde o primeiro milagre até o calvário. “Assim também vocês, enquanto Adma, devem ser essa presença firme de Maria para o irmão: indo até o outro para animar, interceder, apoiar quando necessário”, disse o inspetor. 

 

O tema do congresso deste ano foi “Com Maria, na Santidade Salesiana, evangelizando a Família". A presidente do Conselho Regional da Adma, Cristina Sampaio, recebeu os participantes que vieram em caravanas de Jaboatão Centro, Jaboatão Colônia, Bongi, Colégio Auxiliadora Recife, Basílica Sagrado Coração, Caetés, Carpina e Petrolina (PE), além de representantes vindos de Salvador e Juazeiro (BA), Aracaju (SE), Matriz de Camaragibe (AL), Natal e Areia Branca (RN). 

 

No domingo (19), uma série de palestras trouxe à tona o universo mariano da Família Salesiana. As contribuições dos padres salesianos Sérgio Lúcio e João Carlos Ribeiro foram permeadas de histórias de São João Bosco e de músicas. O coordenador pedagógico do Colégio Salesiano de Recife, professor Luiz Carlos, falou sobre a importância dos leigos na construção diária do Reino de Deus, na família e na comunidade. E a animadora da Adma do Colégio Auxiliadora de Recife, Ir. Maria Emília Barros, fez uma reflexão sobre a verdadeira devoção a Maria, abordando não somente o amor à mãe de Jesus, mas a imitação de sua conduta de obediência a Deus e de serviço ao irmão. 

 

  

 

Ao final do congresso, o padre João Carlos Ribeiro, SDB, presidiu a celebração eucarística na Basílica, com participação da comunidade local.

 

Fonte: FMA-Recife