notícias da pastoral

Depoimentos sobre a Semana Missionária de SP revelam a grandeza da ação salesiana Pastoral
Semana Missionária Juvenil Salesiana

O mês de julho, na Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, São Paulo, é vivamente marcado pela experiência da Semana Missionária Juvenil Salesiana. Neste ano, aproximadamente 1050 jovens saíram a serviço de 28 comunidades em variadas cidades, acompanhados de 18 padres, 50 seminaristas, assessores de Pastoral e os próprios pais dos jovens.


Este projeto quer proporcionar a oportunidade de viver a experiência de Deus em meio ao povo. É a vivência e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo a partir da experiência de comunidade. O jovem reforça a ideia de que sua presença é dom do Senhor para toda a Igreja, assim, ele constrói, a partir das relações de caridade, espiritualidade e fraternidade, a partilha de espaços para o dinamismo juvenil como sinal de esperança e da novidade sempre viva de Deus.


Pela manhã, eles saem ao encontro das famílias em suas casas, fazendo um breve momento de oração e benção com elas; à tarde promovem gincanas e oficinas artesanais às crianças e jovens e, na parte da noite, realizam celebrações especiais nas comunidades.


Alguns depoimentos dos jovens participantes

“A Semana Missionária Vocacional, em Guapiara-SP, foi, com certeza, uma experiência única de encontro com Deus nas crianças, nos jovens e nas famílias... Atendendo ao apelo do Papa Francisco de sermos uma Igreja jovem e em saída, ao encontro daqueles que mais precisam de nós, segundo o carisma de nosso Pai Dom Bosco!”


João Henrique Trianca, Americana -SP


“A semana missionária significou muito para mim, particularmente. Nela eu consegui sentir a presença de Deus em vários lugares, nas crianças, jovens, adultos e idosos, o que me ajudou a perceber que a semana missionária nos faz crescer, pois convivemos com outra realidade bem diferente da nossa. Nos faz aprender muito e nos faz acreditar sempre mais em Deus, com a fé cada vez maior e mais fortalecida.”

 

Gabriel Henrique Quartarolo, Piracicaba-SP


“Lembro como se fosse hoje, o frio na barriga, a emoção e vontade de fazer parte desse projeto, dessa experiência tão rica em conhecimento, em aprendizado e tão linda no seu propósito: levar a palavra de Deus e ser a presença de Deus para e nos outros. Sabia que ia ser sensacional, mas, chegando lá, logo senti a energia e a alegria de todos que estavam lá, como eu. Histórias, sonhos, vidas, personalidades diferentes, porém todos (as) com a mesma disposição para se doar durante a semana e aproveitar da melhor forma possível, isso é maravilhoso. Hoje eu sinto orgulho de ter participado da famosa e linda Semana Missionária. Todos os dias foram mágicos e emocionantes, segurar o choro foi difícil (talvez seja por isso que chorei em todos eles). Pessoas que eu nem imaginava mostrando ter tantos problemas igual a todos e todos especiais, com valores únicos e dons. Parece que todos se encaixaram e se completaram muito bem, construímos uma linda família. Nosso colégio e nossa cidade estavam muito bem representados, foi mágico, uma sensação única e a melhor em toda a minha vida.”

 

Giovanni V. Araújo, Piracicaba-SP


“Viver a Semana Missionária é entender que a realidade que se vive é possível de ser vista por outra visão, isto é, transpassa-se a própria rotina e vive-se algo totalmente diferente. E a diferença, em algumas vezes, nos cativa. Nisto, viver em comunidade como Missionário é sentir na pele que a doação de si próprio vale a pena, e também a dedicação em estar pronto para servir, onde quer que seja, liberta a mente para um aprendizado novo. Estamos prontos para servir sempre, e nessa experiência nos sentimos doados. Foi o melhor sentimento que tive.”


Enrico Mendes Souza, Cruzeiro-SP


“Participar da Semana Missionária é mais do que fazer pessoas e famílias felizes. É abrir mão de coisas que você achava importante, para fazer o bem aos que mais estão precisando.  A Semana passa rápido, mas com ela vem o aprendizado de Dom Bosco e a sensação maravilhosa de dever cumprido.”


Maria Clara Fonolli, Cruzeiro SP

 

  

 

Fonte: Comunicação e Marketing - Inspetoria Salesiana de São Paulo