notícias da pastoral

Paraíba recebe Ciclo de Encontros Regionais AJS
Ciclo de Encontros Regionais – Paraíba 2018

Entre os dias 6 e 8 de julho, aconteceu o Ciclo de Encontros Regionais – Paraíba 2018, que contou com a presença de lideranças das delegações das AJS de João Pessoa, Areia Branca, Serra do Mel, Gramoré e Instituto Maria Auxiliadora (IMA)/Natal.

No total, 80 jovens participaram do Encontro que teve como objetivo capacitar as lideranças que são articuladas pela AJS de todo o Nordeste, divididas em regiões, para um melhor processo formativo.

 

Durante o período de preparação, a coordenação do Conselho de João Pessoa foi acompanhada pelos padres Leoni e Sérgio. E nos dias do evento, os jovens foram acompanhados pelos padres Enéas e Demontier.

 

Durante os três dias, os participantes tiveram uma programação bem diversificada. Na sexta-feira (6), houve a recepção dos jovens com uma apresentação cultural elaborada pelos integrantes da AJS de João Pessoa. No sábado (7), a formação foi dividida em duas etapas. Na parte da manhã, uma formação em grupos conduzida pelos coordenadores das AJS tratou dos seguintes temas: “Sintonia com a Igreja” – Lema: “Não tenham medo de ser santos”; “Evangelizar educando e educar evangelizando” – Lema: “Quais são os problemas e como pode ser resolvida a problemática da evasão juvenil na Igreja?”; “A arte de escutar e acompanhar os jovens” – Lema:“Enquanto líder, como está o meu acompanhamento e a minha espiritualidade?”; “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”- Lema: “Como está a caminhada dos meus liderados?”.

 

Já no período da tarde, houve uma formação geral que tratou dos Princípios Norteadores da AJS, tendo como formadores as salesianas Maria Clara de Assis e Jullyanne do Nascimento, além de Gabriel Silva. A programação do domingo contou com uma Celebração Eucarística, seguida de um passeio, onde os participantes puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade.

 

O Ciclo de Encontros Regionais ocorre desde 2015, e já foi realizado em Gramoré, Areia Branca e, neste ano, a casa salesiana de João Pessoa foi escolhida como sede do evento.

 

Fonte: Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga