notícias da pastoral

Segundo encontro com as mães das formandas, aspirantes e postulantes Nossos Eventos
Casa de Formação Maria Auxiliadora, no Recife

No período de 22 a 25 de junho, a comunidade da Casa de Formação Maria Auxiliadora, no Recife, proporcionou um momento de convivência entre as mães das formandas, aspirantes e postulantes.

 

O objetivo foi apresentar o dia a dia desta comunidade que ajuda no discernimento vocacional das jovens que desejam fazer parte do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Dentro da dinâmica de acolhida, Ir. Carmem Lira, com base no encontro de Jesus com a Samaritana, orientou a vivência da Lectio Divina (Leitura Orante) para as cinco mães, vindas de Uberlândia-MG, Natal-RN e Matriz de Camaragibe-AL. Assim, vivenciaram momentos reflexivos, oracionais, descontraídos e formativos com base no tema: “Na escuta e no acompanhamento, Jesus se faz presente”. Este foi dinamizado por Ir. Adriana Gomes que, de forma orante, ajudou as participantes a refletirem e partilharem o tema em três dimensões: Tenda da Escuta, Tenda do Discernimento e Tenda do Acompanhamento.

 

Este foi um momento propício para, também com as mães, sob a mediação de Ir.Abigail Ferreira,  aprofundar  o tema  da  Estreia 2018, “Cultivemos a arte de escutar e de acompanhar”, “Senhor, dá-me dessa água” (Jo 4,15).

 

“Estes dias de convivência fortaleceram nosso trabalho com as jovens que estão neste processo formativo. Quando a mãe entende, ajuda a filha a fazer a caminhada com mais serenidade”, afirma Ir.Abigail.

 

Dando continuidade, dia 23, em clima junino, foi oferecido um jantar e noite cultural, com quadrilha apresentada pelas formandas. Para abrilhantar a festa, o grupo acolheu também Ir. Amélia, algumas irmãs das comunidades vizinhas e as irmãs das comunidades inseridas que, na ocasião, participavam de um encontro na casa Provincial. 

 

Durante esses dias, tanto para as mães, quanto para a comunidade da casa de formação, cada momento vivenciado foi gratificante, fortalecendo a aproximação das famílias. Por meio de palavras e gestos. Ambos os grupos agradeceram a oportunidade de convivência. Assim, aguardam ansiosas o próximo encontro e, ao mesmo tempo, parabenizaram as irmãs pela brilhante ideia de favorecer este contato entre as famílias daquelas que desejam fazer parte da Família Salesiana.

 

Fonte: Comunicação e Marketing – Inspetoria Salesiana Maria Auxiliadora