notícias da pastoral

Iniciado curso de formação para novos Inspetores Nossa Agenda
Iniciado Curso de formação para novos Inspetores

São nove. Vêm de todo o mundo. Têm uma importante missão por desempenhar. São Inspetores de recente nomeação e estão em Roma para a tradicional sessão formativa de início de mandato.

 

Do presente "Curso para novos Inspetores" – coordenado pelo P. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, e organizado por seu colaborador, P. Saimy Ezhanikatt – participam os Superiores de nove Circunscrições Salesianas (siglas em ordem alfabética), pertencentes às cinco Regiões do Mundo Salesiano:

 

Manuel Jiménez, da Inspetoria África Congo Congo (ACC);
William Matthews, da Inspetoria Austrália-Pacífico (AUL);
Ernesto Justo Piccinini, da Inspetoria do Brasil-São Paulo (BSP);
Jefferson Luís Santos, da Inspetoria do Brasil-Manaus (BMA);
Carlos Lira, da Inspetoria do Chile (CIL);
Tihomir Šutalo, da Inspetoria da Croácia (CRO);
Manuel Cayo, da Inspetoria do Peru (PER);
Timothy Zak, da inspetoria dos Estados Unidos Leste e Canadá (SUE);
Alfonso Bauer, da Inspetoria do Uruguai (URU).


O curso, como sempre, se realiza concomitantemente com uma Sessão Plenária do Conselho Geral, exatamente para permitir aos novos Inspetores interagir e tratar, tanto em grupo quanto individualmente, com todos os responsáveis pela Congregação em nível mundial.

 

Iniciado neste domingo (10), o curso irá até o sábado (23). Entre os principais temas tratados nas sessões comuns estão as linhas do projeto do sexênio e das indicações para a animação e o governo da própria Inspetoria; a apresentação dos elementos jurídicos fundamentais assim como da realidade atual da Congregação nas diferentes Regiões do Mundo; e sugestões para o cuidado da Vida e Disciplina religiosas nas comunidades a eles confiadas.

 

Estão programados também, entre os encontros que completam o Curso de formação, um dia de retiro espiritual, sábado (16), e três visitas: uma ao Vaticano, na tarde de 19 de junho; uma para conhecer os "Lugares de Dom Bosco" na Obra 'Sacro Cuore' (em Roma), na manhã do dia seguinte; e uma última na Universidade Pontifícia Salesiana, na sexta-feira (22).

 

O Curso terminará no sábado (23) com um tempo de partilha das experiências vividas entre todos os Cursistas, junto com o Reitor-Mor e o seu Conselho.

 

 

Fonte: Site da InfoANS